Os novos soberanos dos Jogos da Unisanta são os universitários Caio Mendes Guijarro, da Faculdade de Comunicação Esamc, e Paola Santerini, da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp). O rei e a rainha foram eleitos entre 54 candidatos representantes de 27 faculdades da região, na noite desta segunda-feira (11).

A escolha dos mais belos universitários foi o ponto alto da cerimônia de abertura da 31ª edição dos Jogos da Unisanta, maior evento esportivo universitário do estado de São Paulo. Com tradicional e sadia rivalidade, as torcidas lotaram o Ginásio Poliesportivo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), dando um show a parte.

Sob o comando do jornalista e apresentador Luciano Facciolli, o evento teve início com o desfile das delegações e, em seguida, a execução do hino nacional. Neste ano, uma novidade: o hino foi cantado à capela por Cássia Eduarda, aluna da Fefesp Unisanta.

Para o juramento do atleta foi convidada Lorraine Milton Silva, integrante da Seleção Brasileira de Basquete de Base e atleta da Fupes. “Representar a Universidade em que treino e estudo é um grande orgulho para mim. Pretendo continuar na Seleção Brasileira e quero subir de categoria”, afirmou.

Um clip especial de abertura da 31ª edição antecedeu o momento mais esperado, a escolha do rei e da rainha dos jogos. Para essa missão, foi convidado um corpo de jurados composto por profissionais ligados à moda, estética, comunicação e educação, além da rainha do ano passado, Karine Nogueira.

Depois do desfile dos candidatos e candidatas com o uniforme da atlética e traje de banho, momento que sempre faz ferver as torcidas, o público conferiu a apresentação da Companhia de Dança e Arte, grupo formado por alunos da Fefesp Unisanta. Com uma mistura de ritmos musicais, os jovens mostraram talento e criatividade.

Rei e Rainha – Caio Mendes Guijarro, 24 anos, representou a Faculdade de Comunicação Esamc, da qual cursa o 2º ano, e foi o escolhido dos jurados. Com 79 kg e 1,79 metros, Guijarro não conteve a emoção ao ouvir seu nome como o grande vencedor do concurso.

“A gente sempre fica nervoso, mas agora estou super de boa. Fiquei sabendo que ia participar uma semana antes. De lá para cá, foi uma preparação curta, com dieta, porém árdua”.

“Gostei muito do resultado. Ano passado, eu fui escolhido também, só que não rolou. Estou muito feliz”.

A caloura de Educação Física da Unisanta, Paola Santerini, vai ter boas recordações de seu ingresso na faculdade. Eleita a rainha de 2014, com 17 anos, ela revelou que se preparou apenas dois dias antes para o concurso. Paola não sabia o tamanho do evento e se assustou com a quantidade de pessoas que estavam presentes.

“Eu estava muito nervosa, mas quando fiquei entre as quatro finalistas me tranquilizei”. No começo do ano, a jovem universitária ganhou o concurso Miss Fefesp e, dessa forma, garantiu a participação como representante nos Jogos.

Recorde de arrecadação de alimentos

O Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, ficou satisfeito com a agilidade e a mobilização na área social por parte dos universitários. As faculdades inscritas já bateram recorde de arrecadação, doando uma tonelada e meia de alimentos a serem destinados a entidades beneficentes.

As doações serão aceitas até o final do evento e a Faculdade vencedora ganhará o Troféu Solidariedade. Para Teixeira, a expectativa é muito positiva, tanto na parte técnica quanto no nível dos jogos, além da interação dos estudantes. “É importante a participação dos universitários, pois os Jogos ajudam a despertar líderes”.

Marcelo Teixeira também se referiu à importância dos Jogos para o esporte da região e do País, pois talentos são incentivados e revelados a empresas que investem no esporte.

O secretário de esportes de Santos, Michael Ferreira de Mello (Cidão), um dos jurados, também considerou os Jogos da Unisanta muito eficazes para revelar atletas. “O evento também ajuda a divulgar o esporte, não só para a cidade, mas para a região”.

Vencedores do concurso Rei e Rainha dos Jogos da Unisanta 2014

Rei – Caio Mendes Guijarro – Comunicação Esamc
2º Lugar – Francisco Luciano Albuquerque Jr – Engenharia Unip
3º Lugar – (empate) Gabriel Saragoça – Arquitetura Unisanta e Samuel Costa Morais – Fisioterapia Unisanta