O jornal A Tribuna de segunda-feira (12/8) destacou a performance de alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ao construírem chips no Atelier Interuniversitaire de Micro-nano Électronique (AIME) do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA), França, em julho.

A Unisanta é a única universidade da América Latina credenciada para realizar esse intercâmbio com o AIME.  “Há 19 anos temos este convênio. Lá, eles têm a oportunidade de terem a experiência na confecção de chips. É um upgrade no currículo, uma iniciação científica importante”, explica o professor Djalmir Mendes, que acompanhou os estudantes na viagem.

Os 12 alunos da Unisanta se dividiram em duplas. Dentre elas, o maior destaque foi das acadêmicas Ive Bianda Moraes e Letícia Nunes Coelho, que juntas conquistaram o 3° lugar entre os 12 mil chips produzidos no local em mais 20 anos de história.

O intercambio em Toulouse, para os alunos, é um diferencial que a Universidade tem a oferecer. “O intercambio fez Bruno Fernandes Estevão, de Volta Redonda, Rio de Janeiro a optar pela Unisanta”, escreveu o jornal.

Já Letícia desde o primeiro ano do curso queria fazer a viagem, mas foi orientada pelos professores a esperar. Mesmo com o conselho, Letícia não desistiu e foi selecionada na segunda vez. “Eu fiz o curso preparatório duas vezes sonhando com a hora de participar deste intercambio”, relembra.