Os representantes estudantis das atléticas participantes dos XXX Jogos da Unisanta já podem retirar gratuitamente os convites para a cerimônia de abertura do evento, em troca de alimentos não perecíveis, no Departamento de Esportes da Universidade Santa Cecília – Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 277). Além da competição esportiva, as Faculdades também participarão do Troféu Solidariedade, entregue à atlética que mais arrecadar alimentos durante o período dos jogos. Denominada Solidariedade Universitária, a campanha desenvolvida simultaneamente à disputa expressa o engajamento social de alunos universitários de toda a Baixada Santista.

Em 2012, cerca de 1 tonelada de alimentos arrecadados durante os XIX Jogos da Unisanta foi doada para sete entidades beneficentes da Baixada Santista. Entre as entidades beneficiadas estavam: Lar Espírita Mensageiros da Luz, Associação Maria Imaculada, Residencial Santa Terezinha, Centro Espírita Ismênia de Jesus, Associação Prato de Sopa – Monsenhor Moreira, Sociedade São Vicente de Paulo e Centro Espírita de Caridade Dr. Luís Monteiro de Barros.

A Associação Atlética Nicolau Teixeira, representante dos alunos de Engenharia Unisanta, foi a grande vencedora do Troféu Solidariedade, arrecadando cerca de 250 kg. As cinco Faculdades que mais doaram mantimentos foram: Engenharia Unisanta; Fefesp Unisanta; Medicina Santos; Odontologia Unisanta e Fisioterapia Unisanta. Entre as cinco que mais arrecadaram, quatro representam alunos dos cursos da Unisanta e uma da Fundação Lusíada.

Jogos – A maior e mais tradicional competição universitária do Estado de São Paulo será realizada de 6 a 24 de maio. Serão disputadas 23 modalidades. No masculino, Futevôlei, Futebol Society, Futsal, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Natação, Basquetebol, Caratê, Judô, Xadrez, Vôlei de Praia e Tamboréu. E no feminino, Futebol de Salão, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Natação, Basquetebol, Caratê, Judô, Xadrez e Vôlei de Praia.

Nesta edição, a competição bateu recorde de inscritos, com 237 equipes entre todas as modalidades esportivas, 10% a mais do que em 2012. São 168 equipes na categoria masculina e 69 na feminina, demonstrando o grande interesse na participação entre os Cursos Superiores da região, totalizando 33 faculdades que disputarão o título de Campeão Masculino e Feminino Universitário da Baixada Santista.