Os alunos da Liga Acadêmica de Obstetrícia e Uroginecologia do curso de Fisioterapia da Unisanta promoveram campanhas de conscientização sobre a saúde do homem, com foco principal na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento aconteceu durante o mês de novembro e teve como objetivo incentivar os homens a realizarem exames preventivos.
Na primeira semana do mês, entre os dias 3 e 7 de novembro, foram realizadas ações ao longo dos dois blocos da universidade: o Bloco M e o Bloco E, abordando o tema Novembro Azul por meio de panfletagem com orientações referentes ao câncer de próstata, seus sintomas e o momento adequado para procurar um médico. As informações foram direcionadas aos pacientes que aguardavam atendimento na clínica de Fisioterapia, na clínica de Odontologia, além dos funcionários dos blocos. Em seguida, a ação prosseguiu para a Seduc, na segunda-feira, 10 de novembro, o evento foi uma parceria da Liga Acadêmica com a Capep, onde todos os funcionários, homens e mulheres, receberam orientações sobre o Novembro Azul e sobre o papel da Fisioterapia no pós-operatório da cirurgia de retirada do câncer de próstata.
Na terça-feira, 25 de novembro, a Liga levou a campanha para a empresa Carpo Logística, direcionada aos funcionários da empresa e para os funcionários do pátio. Já no dia 28 de novembro, foi realizada a última ação do Novembro Azul, na Phenix Transportadora, onde a empresa fez uma pausa de uma hora em todas as suas atividades para que os funcionários de todos os setores recebessem orientações sobre a conscientização e a prevenção do câncer de próstata, além de informações sobre o papel da Fisioterapia.
A coordenadora da Liga Acadêmica de Obstetrícia e Uroginecologia, Alessandra Loureiro, ressalta que essas ações têm o intuito acadêmico de ensinar os alunos a se comunicarem com pacientes em um ambiente corporativo fora da Unisanta, além de cumprirem um papel social ao levar informação de qualidade à população. O curso incentiva essas ações que integram a Liga para reforçar as experiências fora do campus. O Novembro Azul também integrou o Projeto de Extensão Curricular para os alunos que não participam da Liga.
Apesar de ser um tema que tem ganhado destaque recentemente, o papel da Fisioterapia nas campanhas de saúde ainda é pouco abordado. Por isso, essas iniciativas são uma excelente oportunidade para incentivar os alunos a compartilhar com a sociedade os conhecimentos adquiridos no curso sobre o assunto tratado.

