Estudantes da disciplina Planejamento e Controle de Produção II apresentaram um projeto que reproduz, em escala, todas as etapas da cadeia produtiva do minério de ferro, da extração ao transporte. A atividade, desenvolvida no curso de Engenharia de Produção, buscou aproximar os alunos dos desafios reais da indústria e fortalecer competências técnicas e comportamentais.
Sob a orientação do professor Dr. Rafael Pedrosa, o trabalho contou com a participação de toda a turma, sendo que cada grupo ficou responsável por uma fase do ciclo (mineração /extração, processamento e o transporte). Segundo o docente, foi proposto que a classe escolhesse um processo para ser analisado e representado em detalhes.
“Escolhemos uma métrica para poder ser avaliada, ou seja, nós escolhemos um processo produtivo, e a turma se debruçou sobre ele para fazer uma representação desse processo, além de uma apresentação minuciosa de todas as etapas contidas nele”, explica.
A atividade também ajudou os alunos a desenvolver habilidades comportamentais importantes para o projeto e para a carreira, como gestão de tempo, gestão de pessoas, criatividade e liderança.
A apresentação foi acompanhada pelo coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, Carlos Alberto Amaral Moino, que ressaltou o valor dos projetos integradores na formação dos alunos. De acordo com ele, a construção da maquete e o estudo do processo produtivo também contribuem para que os estudantes compreendam a dinâmica logística do Porto de Santos.
“É muito importante que eles entendam bem esse processo, especialmente porque o Brasil é um grande exportador de commodities espalhadas pelo território. E o aluno termina a graduação entendendo a importância do porto no contexto da economia e das possibilidades de exportação e importação do Brasil”, observa.
Para Maurício Rodrigues Duarte de Oliveira, aluno responsável pela liderança geral do projeto, a experiência trouxe aprendizados que ele pretende levar para a vida profissional. “Acho que, principalmente, na questão da gestão de pessoas, porque tive que lidar com pessoas e personalidades diferentes”, explica.
Ele conclui: “Tive que encontrar uma forma de encaixar todo mundo e fazer com que todos trabalhassem em harmonia. Com certeza vou levar isso para minha área agora”.







