A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) realiza a Semana Ceciliana de Engenharia Civil, de 15 a 20 desse mês, e terá como tema Engenharia: a ponte entre teoria e prática. O evento é aberto ao público e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

O diretor da Faculdade de Engenharia, Antonio de Salles Penteado, abrirá a semana, seguido da palestra do profº mestre Fernando Gazal, engenheiro da Companhia Docas do Estado de São Paulo. Ele falará sobre As novas perspectivas da engenharia portuária. A abertura será dia 15 (segunda-feira), às 19h, no Consistório, no bloco M da UNISANTA, localizado na rua Oswaldo Cruz 255.

Programação: Na terça-feira, dia 16, às 19h, serão abordados os temas: Macro-drenagem urbana, com o profº dr. José Rodolfo Scarati Martins, presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica FCTH-USP; Ergonomia da Habitação, com o arquiteto Alexandre Kenchian, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo-CEFET- SP; A importância da impermeabilização, pelo engenheiro Marcos Storte.

Às 21h, serão abordados os assuntos: O sistema computacional dentro do projeto estrutural, pelo engenheiro Herbert Maezano; Tubulação para água quente em PPR pelo engenheiro Armando Traini Ferreira e Elastômeros na construção civil, pontes e obras portuárias, por Cláudio Pinto, representante da JEENE, de São Paulo.

Na quarta-feira, dia 17, às 19h, acontecerão as palestras Proteção de Estruturas Metálicas frente à corrosão, pelo engenheiro Fábio Pannoni, Consultor da Perfis Gerdau-Açominas; Nova normalização para impermeabilização, pela engenheira Regina Lira, e Copebrás: Meio Ambiente e projetos, pelo engenheiro Paulo de Tarso e Dany Shauer.

Às 21h, o dr. Rui Nobhiro Oyamada, diretor da Outec Engenharia de Projetos, falará sobre Métodos construtivos de pontes estaiadas; paralelamente, o engenheiro Fernando Oliveira abordará o tema Patologia do concreto. Já o engenheiro e gerente técnico da GERDAU, Marcelo Chang Baldino palestrará sobre Soluções de aço para construção civil.

Na quinta-feira, dia 18, às 19h, ocorrerão as palestras Durabilidade das estruturas, normalização e casos da prática, ministrada pelo profº dr. Antonio Carmona Filho, diretor da Exata Engenharia e Assessoria; Comparação de soluções profundas para os edifícios altos de Santos, pelo profº dr. Frederico Fernando Falconi, e Fabricação do aço pelo engenheiro e gerente técnico da Votoraço Rodrigo Amorim.

Já às 21h, as palestras são: Tópicos de transporte urbano, pelo profº dr. Almanir Silveira; A transformação urbana do município de Praia Grande, por Luiz Fernando Lopes, engenheiro e secretário de Obras Públicas da prefeitura de Praia Grande; Aplicação da cal hidratada na construção civil, por Rubens Donizeti Gomes, engenheiro e coordenador técnico da Associação Brasileira de Produtores de Cal (ABPC).

No penúltimo dia da Semana, os eventos acontecerão na sede da Associação dos Engenheiros, com uma palestra do engenheiro Roberto Pedroso, presidente da ONG H2ORG para Preservação de recursos hídricos. Haverá um Fórum de Debates com o tema Uso racional da água.

No encerramento da Semana, dia 20, sábado, serão apresentados os Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica da UNISANTA. O profº Mestre Iberê Martins da Silva, coordenador do curso de Engenharia Civil encerrará o evento às 10h, no consistório da Universidade.