O Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo –e a Delegacia Regional da Baixada Santista (primeira instalada no Estado) comemoraram 25 anos de existência na última segunda-feira (28), com uma cerimônia de confraternização, na Chancelaria da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), na Rua Soares de Camargo, 18.

A importância da data é assinalada pela delegada regional do Semesp, Lúcia Maria Teixeira Furlani, diretora presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC), que mantém a Universidade Santa Cecília:

“Comemoramos hoje as histórias de vida que ajudamos a construir, os empregos que pudemos propiciar e os sonhos que acalentamos, de uma região e um país, sem miséria, sem desigualdades e livre de ignorâncias.
A educação regional é grande empregadora, gerando expressivos postos de trabalho. A cidade de Santos encontra-se entre as 20 cidades brasileiras, com maior número de estudantes na graduação.

Escolas nascidas de forma humilde, com a proposta de elevar seus alunos de diversas origens e classes sociais, principalmente os mais pobres, oferecendo o melhor ensino e os melhores mestres. Instituições particulares, que prestam serviço público, apontam caminhos, perspectivas de vida e esperanças.

Temos muitas histórias para contar, de superação e de dificuldades, principalmente dos mais simples, que dão muito valor a escola. Uma escola que, além de enxergar estas necessidades e características dos alunos, está comprometida com a construção de um mundo mais justo e em sensibilizar o aluno para participar dessa construção.

Escola que tem um compromisso com a espiritualidade, não no sentido de religião, mas de ligação com algo superior, espiritual”.

Para a Reitora da UNISANTA, profª drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado a comemoração representou “a união das instituições universitárias da Baixada Santista, cheias de vigor e prontas para explorar a experiência que o tempo lhes proporcionou. Importa hoje e sempre um reconhecimento a um parceiro especial: o professor. Não será possível obter a formação adequada na universidade se ela for desprovida de amplo e renomado corpo docente”.

Integram o Semesp 335 mantenedoras, que representam 407 instituições entre centros de educação tecnológica, centros universitários, faculdades e universidades. A Delegacia Regional de Santos representa todas as universidades e centros de ensino da Baixada Santista.

Destaque – Santos está entre as 20 cidades brasileiras que concentram o maior número de estudantes matriculados em cursos de graduação do Ensino Superior, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, são 3.479.913 universitários no Brasil, sendo que 377.471 estão na Capital (10,8%) e 31.685 em Santos (0,91%). Os 20 primeiros municípios já concentram 45% do total, com 1.578.222 alunos. Santos representa 2% deste número.

“Daí a importância desse segmento regional do Semesp em desenvolver ações integradas no sentido de traçar diagnósticos que contribuam para o progresso da região, como pólo universitário”, explica a delegada.

Fato histórico – A instalação oficial da primeira delegacia regional do Semesp, em 1979, foi considerada um marco na história da Educação do País, pelo então presidente do Sindicato, dr. Luiz Paulo Schiavon. “A instalação oficial da Delegacia Regional da Baixada Santista do Sindicato, em Santos, representa um fato histórico. É a primeira delegacia a ser instalada no Estado, representando um órgão sindical, que também é único em todo o Brasil.

O primeiro delegado eleito foi o dr. Milton Teixeira, chanceler da UNISANTA. Faziam parte da diretoria: Walter Sampaio Smolka – Faculdades do Carmo, como secretário; José Andreatta – São Leopoldo e os suplentes: Rosinha Viegas – Ceuban; Antonio José de Nardo – Lusíada; e Vitório Lanza Filho – Aelis.

Atual diretoria – Em 1996, em reunião dirigida pelo professor Gabriel Mário Rodrigues, presidente do Semesp, foi eleita como delegada, a profª. drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani, do Isesc (UNISANTA).

Compõem ainda a atual diretoria: Valdir Lanza Filho, da Aelis (Unimonte), como vice-delegado; Renata Viegas da Cruz, do Ceuban (Unimes), como 1ª secretária; Alberto Ferreira do Carmo Filho, da São Leopoldo (UniSantos), como 2º secretário; Nelson Teixeira, da Fundação Lusíada, como 1º tesoureiro; Dagmar Augusto, da Associação Educacional Adélia Camargo Corrêa, como 2ª tesoureira; e Ana Juliana Tybor, da Don Domênico, como relações públicas.

Nessas quase três décadas, a Delegacia Regional de Santos e Região mantém a permanente troca de idéias entre as instituições de ensino da Baixada Santista e a sociedade em geral”, afirma Lúcia.

Conquistas – O permanente diálogo com outros órgãos sindicais e categorias caracteriza a ação da Delegacia Regional do Semesp. Um exemplo foi o Acordo Coletivo do Trabalho firmado entre a Delegacia e o Sindicato dos Professores de Santos, beneficiando toda a região.

Outro exemplo é o respeito e a integração entre as instituições construídos em inúmeras reuniões de trabalho, “o que faz existir permanente troca de idéias entre os pares, que leva em conta o atendimento da demanda da região, das necessidades sociais, regionais e nacionais e do projeto pedagógico de cada entidade.