O professor dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores e coordenador do Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos (NEPOMT), Dr. Luiz Nunes apresentará um trabalho em parceria com Dra. Ana Howard no congresso internacional sobre Patrimônio Industrial “Ascensores y Funiculares del  Mundo”, que acontece nas cidades de Santiago e Valparaíso, no Chile, de 14 a 16 de abril.

O artigo chama-se “Da carga aos passageiros: O sobe e desce dos funiculares, o porto e a cidade de Santos” e é um dos 22 trabalhos selecionados pela comissão julgadora. O artigo dos professores é parte do resultado da linha de pesquisa sobre a relação porto e cidade, desenvolvida pelo NEPOMT, e registra a importância de três funiculares relacionados com a história e o desenvolvimento da cidade e da região portuária de Santos.

Os três funiculares fazem parte do processo de origem da industrialização no Brasil e, portanto, podem ser considerados parte do patrimônio industrial brasileiro. O da “São Paulo Railway Co.”, atualmente desativado, o da Usina Hidrelétrica de Itatinga, de uso restrito para acesso à represa, e o do Cassino do Monte Serrat, um dos mais importantes exemplares desse tipo de transporte no Brasil. Cronologicamente, o primeiro viabilizou a ligação eficiente entre o litoral e o interior; o segundo auxiliou na geração de energia para o Porto e as cidades, e o terceiro possibilitou o acesso a um dos equipamentos de entretenimento representativos da cultura urbana do início do século XX.

O artigo será apresentado pelo professor Nunes no dia 15 de abril, às 16h30. O professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta) também estará coordenando uma comitiva de estudantes de arquitetura, urbanismo e design de interiores que participarão do congresso e visitarão a capital chilena e a cidade portuária de Valparaíso. Serão apresentados no congresso artigos de pesquisadores do Chile, Itália, Espanha, Portugal, Malásia e Brasil.