Como parte do 2º. Santos Karatê Festival, evento que envolve competição, demonstrações, cultura, festa de 24 anos de fundação da Associação Resistência de Karatê e instalação do curso de Pós-Graduação em Karatê-do pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, o coordenador do curso, professor Paulo Roberto Bartolo lança, neste final de semana, o livro Karatê-Do uma Visão Multidisciplinar.
O lançamento ocorre no sábado (13), a partir das 15 horas, na Praça Central do Shopping Parque Balneário, na Avenida Ana Costa, 549, no Gonzaga.
O livro Karate-Do uma Visão Multidisciplinar leva o leitor a um verdadeiro trabalho de pesquisa em várias áreas desta arte marcial. O prisma de vários karatecas com profissões variadas como um médico, uma psicóloga, um advogado, um fisioterapeuta e a dupla formação do autor em engenharia e educação física contribuem com os profissionais do Karatê-Do, enriquecendo-os com as suas vivências e experiências profissionais.
“O caminho do estudo sempre foi uma preocupação de Mestre Funakoshi, o fundador do estilo Shotokan, que sempre se preocupou com a pena, material de escrita da época e a espada. A espada simboliza o treino, a prática e a “pena” o estudo, a teoria. O caminho do meio entre ambas é o mais recomendado”, destaca o autor.
Através da leitura deste livro, o karateca terá uma visão holística do Karate-Do. É um importante trabalho para aqueles que almejam compreender o Karatê-Do com o intuito de se aprofundar no estudo e na pesquisa da modalidade

CURSO – Na sexta-feira (12), às 20 horas, na Unisanta, ocorre a aula teórica inaugural do 1º curso de Pós-Graduação de Karate-Do em EAD, no País. A palestra será ministrada pelo Mestre Ivo Rangel (9º. Dan), da Universidade Católica da Bahia. Na oportunidade, também haverá a apresentação do corpo docente do Curso, no Consistório da Unisanta. No sábado (13), às 9 horas, será realizada a primeira aula prática, pelo Mestre Sasaki (8º. Dan), da USP, no Ginásio Poliesportivo da Universidade.
No domingo (14), a partir das 8 horas, no parque de múltiplo uso do Emissário, haverá aula aberta, a cargo do professor Wladimir Romic (6º. Dan), diretor-técnico da Confederação Brasileira de Karatê.
Ainda no domingo (14), às 14 horas, no Parque Balneário, desenvolve-se o Torneio Shopping Parque Balneário para atletas de até 13 anos. A partir das 16 horas, no mesmo local, lutas demonstrativas envolvendo atletas da seleção brasileira de karatê.
Todas as atividades fazem parte da programação do Curso e serão transmitidas aos alunos, via EAD, a partir da segunda quinzena de março. Participam alunos de diversos estados brasileiros e do exterior.