A reunião do projeto Proler / Baixada Santista, realizada no dia 4, na Universidade Santa Cecília em Santos/SP (Unisanta), teve como intuito discutir novos projetos para 2010. Em destaque, o projeto Escreler, será o alvo da próxima reunião. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro.
Cotado como um dos maiores projetos para 2010, o Escreler atuará em parceria com todas as escolas da Baixada Santista durante o ano letivo. O intuito do projeto é fazer com que os alunos produzam textos que posteriormente serão escolhidos. Os alunos selecionados terão de comparecer na Unisanta para realização de uma prova oficial, um texto, que concorrerá a prêmios.
Outros projetos a partir de Março de 2010
1- “Fazendo Jornal na Escola”
2- Promotoras Legais populares – Educar para a cidadania
3- Curso de atualização (Legislação, Didática, Português, Conhecimentos Gerais)
4- Oficinas de Idéias – Ler e contar Histórias
O Escreler – Neste ano, o projeto será realizado em duas partes, envolvendo alunos do ensino fundamental II, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na primeira etapa as escolas participantes do Proler/Unisanta deverão realizar debates com os alunos sobre os temas. Depois os estudantes farão os textos para a seleção. Cada escola deverá indicar um aluno, um para cada categoria, até o dia do evento.
A segunda etapa será realizada na Unisanta, somente com os alunos indicados pelas escolas. No local, os alunos deverão elaborar um texto (dissertativo, narrativo ou descritivo) que deverá ser original, inédito, criativo, coerente e pertinente ao tema, com idéias e vocabulários compatíveis a sua categoria. O texto não poderá conter desenhos, ilustrações, colagens ou qualquer enfeite. A seleção dos melhores trabalhos será feita pela comissão julgadora, composta por profissionais habilitados e indicados pela coordenação do projeto.
A premiação será realizada no Auditório da Unisanta, em dia e horário a ser definido. Os prêmios serão distribuídos para os primeiros colocados de cada categoria. O vencedor do Ensino Fundamental II receberá um computador. O do Ensino Médio, uma bolsa de estudos e o do EJA, uma bolsa em curso de informática.
Histórico – O Projeto Proler, criado em 1992 pela Fundação Biblioteca Nacional, Casa da Leitura do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura foi instalado, em 1994, um núcleo regional na Baixada Santista, através da iniciativa da Drª. Sílvia Teixeira Penteado, Reitora da Unisanta.
O Projeto, que existe na Baixada Santista há 12 anos, tem por objetivo estimular a leitura e a escrita entre os alunos das redes públicas e particulares. Com as atividades e oficinas que serão realizadas, o projeto pretende desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos estudantes.