Na sexta-feira (19/11), o Núcleo Universitário de Práticas Restaurativas (Nupre) “Professora Nilza Pirilo Teixeira” da Unisanta realizou, na sala 216 do bloco M do campus, um Círculo de Celebração da Semana Restaurativa do Brasil 2021, com o tema “Justiça Restaurativa no contexto da Arte pela Paz”.

Essa iniciativa fez parte da programação da Semana Restaurativa do Brasil 2021, evento anual de que todas as comarcas do estado de São Paulo participam. Neste ano, a Semana ocorreu de 15 a 19 de novembro.

O círculo aconteceu no Nupre/Unisanta, das 18h30 às 20h30 da sexta-feira (19/11), e teve o tema “Amizade e Gratidão”, com inspiração das alunas no espírito de pertencimento, fortalecido pelo curso de pós-graduação em Justiça Restaurativa (JR) e, mais recentemente, pela participação destas junto aos Processos Circulares realizados com os alunos de 8.º ano das redes públicas e particular, tendo como referência as obras do artista gráfico visual peruano Ivan Ciro Palomino, que foi premiado pela ONU com o cartaz “Hillando de la paz”.

Palomino já tem um histórico de parcerias com o Nupre e a pós-graduação em Justiça Restaurativa da Unisanta. Entre outras ações, o curso ajudou a promover a exposição “Consciência: girando pela paz”, deste renomado artista, na Pinacoteca Benedicto Calixto de Santos, do dia 30/09 a 07/11.

“Nosso círculo foi um enaltecimento da ‘Gratidão e da Amizade’, considerando que a Justiça Restaurativa é a arte da convivência e os Processos Circulares auxiliam na realização dessa proposta. Nesse encontro, houve os relatos de como o grupo se fortalecendo, fortalece também a Cultura de Paz, o companheirismo, a amizade, a gratidão, reverberando para todas as áreas”, destacou a Profa. Dra. Selma Lara que, juntamente com a Profa. Mestra Liliane Rezende, coordena o Nupre e o curso de pós-graduação em Justiça Restaurativa da Unisanta. Ela também ressaltou que houve várias outras ações em Santos, nessa semana, evidenciando a importância da Justiça Restaurativa na disseminação da Cultura de Paz em todas as ambiências.

Sobre a Semana Restaurativa Brasil 2021:

A Semana Restaurativa Brasil 2021 é a edição nacional do movimento homônimo, que surgiu no sistema penitenciário da Inglaterra (1976) como Semana do Presidiário. Posteriormente, a Semana foi incorporada no serviço penitenciário do Canadá (1976) sob o título de Semana da Justiça Restaurativa, o que estimulou a organização e replicação do movimento em demais países.

Realizada na 3.ª semana do mês de novembro, a Semana oportuniza o encontro virtual entre diversos profissionais, operadores do sistema de justiça, grupos, iniciativas e interessados da sociedade civil na construção de diálogos e práticas que promovam a justiça restaurativa no Brasil.

As professoras do curso de pós-graduação participaram do Processo Circular, auxiliando e conduzindo o “bastão da fala” na participação das alunas, ou seja, dando vez e voz a todos os presentes.

Relatos das professoras participantes

“Inspirado nas práticas circulares, o encontro foi marcado pela emoção. Poesia e música sensibilizaram as alunas, que destacaram a importância do curso, especialmente no período desafiador em que temos vivido. Amizade e gratidão foram expressões humanas reverenciadas no convívio havido nestes últimos dois anos, de teorias e práticas, reflexões e aprendizados”. Profa. Claudia Mendes.

“Mais uma vez a Justiça Restaurativa foi palco de um grande encontro, onde as alunas de pós-graduação em Justiça Restaurativa e Práticas Restaurativas celebraram a conclusão dos trabalhos propostos pelo corpo docente e puderam contar como foram os dois últimos anos dessa caminhada. O nosso encontro foi regado com muita emoção e ressaltou sobre a importância das novas facilitadoras se unirem ao grande Movimento pela Paz cada uma aplicando no seu segmento. Só Gratidão!”. Profa. Flávia Costa.

Relatos de algumas alunas da pós-graduação em Justiça Restaurativa da Unisanta:

“A realização do Círculo de Construção de Paz no Nupre, em consonância com a Semana Internacional de Justiça Restaurativa, proporcionou momentos de pertencimento, conexão, união e amizade para as alunas e professoras do curso de pós-graduação em Justiça Restaurativa da Unisanta. O encontro fortaleceu ainda mais o propósito da Justiça Restaurativa, que é a construção coletiva de uma sociedade mais justa e humana através da disseminação da Cultura de Paz”. Andreia França.

“Foi uma vivência com uma raiz de encontro, numa oportunidade de olhar os colegas e professores com outras perspectivas, num espaço privilegiado do exercício democrático da palavra, onde a fala e a escuta propiciaram uma participação respeitosa e amorosa, sem viés de poder”. Fabiolla Barletta.

“Nessa reta final do curso de pós-graduação em Justiça Restaurativa, a oportunidade de estar em círculo com nossas queridas amigas professoras-alunas-parceiras, revelou tanto amor, acolhimento, reconhecimento, gratidão, admiração e inspiração em cada narrativa. Conexão através de cada história trazida por pessoas tão especiais, que se encontram ‘com e no outro’. Tão bom pertencer e poder partilhar, compartilhar e multiplicar tanto conhecimento”. Cristiane Antunes.

“A semana da Justiça Restaurativa é um marco revitalizador ao movimento e, como pós-graduanda em JR pela Unisanta, sigo nutrida na intenção de impulsionar essa filosofia que humaniza relações, oferecendo nova abordagem de conflitos e violências. Afirmo, perto da conclusão dessa formação de construir mundo e por ele ser construída, a honra de vivenciar no Nupre, o círculo de celebração para expressão do sentimento de gratidão e pertença a esse novo paradigma, foi um momento valioso que fará parte de minha memória afetiva”. Ana Maria Cação.

“Participar da semana da JR  foi um exercício feliz  da arte de conivência, em especial no Nupre, onde foi realizado um círculo entre as alunas do curso de pós-graduação em JR, firmando o propósito de propagarmos a paz através das práticas restaurativas. Nosso curso de pós-graduação aconteceu de forma virtual, assim, o círculo realizado foi o momento de encontrarmos presencial, tornando um momento marcante de abraços, lágrimas e gratidão”. Adriana Paciência.

“A Semana da Justiça Restaurativa/2021 é sempre um grande presente, já que reúne todas as pessoas dedicadas ao movimento pela Paz e os trabalhos valiosos feitos com e pela comunidade. Traz à tona para toda a sociedade a importância da união e como podemos transformar cenários com a escuta afetiva e o poder da comunicação assertiva. A JR é, literalmente, a arte da convivência na disseminação da Cultura de Paz, uma filosofia de vida que nos ensina a cada dia como sermos melhores. Não quero apenas falar sobre a Paz, quero construir, em comunidade, uma sociedade pacífica e consciente das necessidades de todos os seres humanos. E cada vez que tenho a possibilidade de participar de um processo circular, seja como facilitadora ou parte integrante do Círculo, sinto que uma grande transformação acontece. Quanto privilégio! Gratidão ao Nupre por nos proporcionar esse bálsamo que faz transbordar o coração e a alma de felicidade e plenitude”. Tammy Marmol.