A professora norte-americana Kay Pranis, que  está à frente da oficina, falou sobre os benefícios da meditação. Juízes, promotores e procuradores estiveram presentes para ouvir o tema ‘Justiça Restaurativa e Construção de Paz’.

Na manhã desta quinta-feira, 8/11, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), houve a abertura do Workshop Aprofundamento e Supervisão de Práticas, ministrado pela professora norte-americana Kay Pranis. O evento aconteceu no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e reuniu autoridades e pessoas interessadas no tema ‘Justiça Restaurativa e Construção de Paz’, trazido por Pranis. O encontro foi promovido pela Escola Superior de Magistratura da AJURIS – Associação de Juízes do Rio Grande do Sul.

Após a solenidade de abertura, a reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, entregou à Kay Pranis  a medalha Saturnino de Brito, como uma forma de reconhecimento pelo trabalho realizado pela professora. Durante o evento, foram proporcionados  ao público  momentos de interação. Os presentes meditaram em conjunto com Pranis e assistiram a uma apresentação  de um tributo a Charles Chaplin, um dos maiores atores de cinema do mundo. Durante a apresentação, houve a entrega de flores ao público.

Aliviando as dores

Kay Pranis comenta que o Workshop é importante para a sociedade, pois, ‘vivemos com muita dor e por causa dessa dor que carregamos nós acabamos por causar danos uns ao outro’. E que o processo realizado durante os dois dias da meditação ‘possibilita que nós falemos sobre a dor, buscando o restabelecimento, a cura,  e há maneiras de evitarmos que esses danos sejam causados novamente. É uma ação preventiva’, diz.

Os chamados “círculos”, grupos de pessoas desenvolvido durante o Workshop, ajudam  a fortalecer o  relacionamento e  a construção de equipes de trabalho, que conversam a respeito de algum assunto. “É um círculo de diálogo, para que se ouça a opinião a respeito de um mesmo tópico em que todos estão fazendo parte, mas não se chega a um consenso, pois o círculo é para que as pessoas se escutem de uma maneira respeitosa e possam trazer a sua verdade sem ser julgado, sem ser atacado”, comenta.

O Workshop prosseguirá na Universidade Santa Cecília nesta sexta-feira, das 9h às 17h.