A Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi chega a sua quarta edição. Marcada para o próximo dia 31 (domingo), na Baía de Santos (SP), a disputa abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup 2010. Grandes nomes do esporte têm presença confirmada.
Com dotação de US$ 20 mil, a prova reverencia a memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas nacional de maratonas em todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e aFrança.
Atletas da Rússia, Holanda, Canadá, Israel, Croácia, Estados Unidos, Suíça e Brasil estão entre os já inscritos. A seleção russa tem chegada prevista para as manhã desta segunda-feira (11), quando deve iniciar sua preparação, com treinos diários no Conjunto Aquático da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, responsável pela organização da disputa.
Entre os russos, destaca-se a campeã olímpica e mundial Larissa Ilchenko, vencedora da prova santista em sua edição de número dois, em 2008. No setor masculino, o campeão da prova em sua primeira edição, em 2007, Vladimir Dyatchin, está de volta, assim bem como Evgeny Drattsev, com presença no pódio nas etapas já realizadas.
O time russo traz 33 integrantes, sendo 24 atletas e nove membros de sua Comissão Técnica. A Rússia aproveita a realização da quarta edição da Maratona Aquática de Santos para, uma vez mais, realizar sua pré-temporada na Cidade, já que o Hemisfério Norte vive um terrível inverno.
Pelo Brasil, já são dadas como certas as participações da atual campeã do Circuito Mundial, Poliana Okimoto, bem como de Ana Marcela Cunha, da UNISANTA, Allan do Carmo, da Bahia – esses dois figurando como terceiro do mundo em suas respectivas categorias – Matheus Evangelista, bronze nos Jogos Sul-americanos na prova de 10 km e Samuel de Bona, terceiro melhor no Brasileiro/2009, entre outros.