Um segundo é quase nada, mas para Luiz Rogério Arapiraca, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, foi mais do que suficiente para chegar à frente do campeão brasileiro Allan do Carmo, e vencer a tradicional Travessia dos Fortes, na manhã deste domingo (4), em disputa realizada entre Copacabana e o Leme, no Rio de Janeiro.
Arapiraca e Allan, campeão da Travessia no ano passado, disputaram braçada a braçada a liderança desde o início da prova. No trecho entre as bóias 4 e 5, na altura da rua Duvivier, os maratonistas se alternaram na primeira posição, nadando lado a lado.
Nos últimos 50m, no entanto, Allan perdeu fôlego com o maior movimento das ondas e Luiz Arapiraca venceu a prova, com o tempo de 38m43s. Samuel de Bona terminou na terceira colocação.
O nadador da equipe santista, que chegou a se confundir na reta final (“perdi a noção exata do pórtico de chegada, mas fui reorientado e cruzei a linha sem problemas”), revelou que vinha treinando forte: “Estou desde dezembro sem férias. Treinei duro e, na prova, estava com cabeça focada, observando os adversários ao meu lado e buscando motivação para chegar em primeiro lugar”.

FEMININO – Na prova feminina, a também campeã brasileira e atual líder dos circuitos nacional e internacional de maratonas Aquáticas, Ana Marcela Cunha, da UNISANTA, se sagrou vice-campeã, superada apenas pela campeã mundial, Poliana Okimoto, que confirmou o favoritismo e conquistou seu terceiro título, no Rio A terceira posição ficou com Betina Martins.
Após a largada da prova, Ana Marcela e Poliana destacaram-se do grupo de nadadoras de elite, e rapidamente monopolizaram a disputa pela liderança, chegando a abrir uma distância de quase 600m para o pelotão que vinha atrás. A disputa pela primeira posição foi equilibrada até o trecho em frente à Rua Princesa Isabel, que possui maior turbulência por causa das ondas do mar. A partir daí, o ritmo de Ana Marcela diminuiu e Poliana aproveitou para disparar e confirmar a primeira colocação, com sobras.