O Instituto EcoFaxina, sociedade civil sem fins lucrativos que tem o apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), realizará neste domingo, dia 19 de agosto, a 31ª Ação Voluntária, visando a retirada de sujeira e entulhos do manguezal, situado no Jardim São Manoel, em Santos.

O evento terá início às 10 horas, com um ônibus saindo do portão principal da Unisanta às 9h. Participam da ação estudantes e voluntários que pretendem fazer uma verdadeira faxina, percorrendo um caminho previamente definido pelos organizadores e coletando a maior quantidade de lixo possível da região.

Após a coleta, os resíduos serão identificados, separados, pesados e destinados de forma correta, contribuindo para o processo de conservação e educação ambiental. Além disso, a iniciativa colabora fortemente com a população local, sendo um grande exemplo de cidadania e sustentabilidade.

O EcoFaxina foi fundado em outubro de 2008 e possui como principal objetivo, desde sua inauguração, a conscientização ambiental  e o desenvolvimento e execução de pesquisas, grupos de estudos, programas, atividades e uma série de ações voltadas ao Meio Ambiente. O instituto já fez, com o total das 30 ações voluntárias anteriores, a coleta de mais de 22 toneladas de lixo de diversas regiões da Baixada Santista.