O curso de Pós-graduação em Gerontologia Clínica, em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), realiza a VI Jornada de Gerontologia, com o tema de “Cognição e Envelhecimento”. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de março no Anfiteatro do bloco E (4º andar) da Unisanta, entrada pela Rua Cesário Mota, 8.

A programação conta com palestra de especialistas da área como Chiou Ruey Ling – Psicóloga, Mestra em Gerontologia Social e Doutora em Antropologia pela PUC-SP; Glenda Dias – Gerontóloga pela EACH/USP, Gestora do Hospital Dia Geriátrico do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP; Vera de Fátima Gomes de Assis – Educadora física, instrutora de atividades do SESC Santos, titular da disciplina de atividade física da 3ª Idade da FEFESP (Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta); Sheila Borges – Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia pela UNICAMP; entre outros.

A programação do dia 26 está agendada para o período da noite, começando as 18h30, com a entrega dos materiais e terminando às 22h. O primeiro dia conta com quadro palestras e uma “Mesa-Redonda”. No segundo dia, 27, a programação é para o período da manhã, começando as 8h50 e sendo encerrada às 11h30, contando com cinco palestras e uma “Mesa-Redonda”.

No final do último dia, das 12h às 13h, será realizada uma prova para quem tem interesse em fazer parte da Liga de Gerontologia Carlos Alberto Moraes. Essa Liga é um grupo de estudos sobre Gerontologia, envelhecimento e velhice. A Liga recebeu o nome do falecido professor da Unisanta, Carlos Alberto Moraes, que foi quem deu inicio ao projeto da Jornada. A matéria da prova será o conteúdo ministrado no encontro.

“Esperamos que várias áreas do conhecimento como a Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Educação Física, Artes, Direito e outras áreas que tenham interesse sobre o assunto, se reúnam nessa liga para estudarmos de forma multidimensional, multidisciplinar e integrada o processo de envelhecimento e a velhice”, comenta a Profª. do curso de Fisioterapia e da Pós-graduação em Gerontologia Clínica, na Unisanta, Sheila de Melo Borges.

Para participar do Congresso é necessário realizar sua inscrição pelo email daels_fisiounisanta@hotmail.com e levar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) ou um pacote de fralda geriátrica, que serão doados para uma Instituição de Longa Permanência para idosos. A entidade escolhida foi a Sociedade São Vicente de Paulo, em Santos-SP.

No email envie: “INSCRIÇÃO”, junto com seu nome, formação, área de formação e instituição de ensino.

Confira a programação:

Sexta (26 de março)
18h30 – Entrega de material (local)
19h15 às 19h30 (Abertura)
19h30 às 20h10 – Cognição e envelhecimento bem sucedido.
Palestrante: Chiou Ruey Ling – Psicóloga, Mestra em Gerontologia Social e Doutora em Antropologia pela PUC-SP.
Intervalo: 20h10 às 20h25

Mesa-redonda: O idoso atuante na sociedade: corpo e mente em equilíbrio.
Mediador: Chiou Ruey Ling
20h30 as 20h50 – Experiência dos Projetos da Prefeitura de Santos para os idosos.
Palestrante: Flávia Yara Alves Barboza – Gerontóloga, Especialista em Gerontologia Clínica pela Unisanta e em Políticas Públicas pela Unisantos.

20h50 as 21h10 – Experiência do SESC Santos para promoção de saúde, lazer e cultura para idosos.
Palestrante: Vera de Fátima Gomes de Assis – Educadora física,
instrutora de atividades do SESC Santos, titular da disciplina de
Atividade Física da 3ª Idade da FEFESP.

21h10 as 21h20 – Discussão

21h20 as 21h55- Observatório da 3ª Idade da Unisanta
Palestrante: Célo Nori – Sociólogo, Especialista em Educação e Mestre em Estudos do Lazer pela UNICAMP.
Encerramento: 22h
_________________________________________________
Sábado (27 de março)
Abertura às 8h50
9 às 9h30 – Alterações cognitivas e envelhecimento
Palestrante: Ivan Aprahamian – Geriatra, Mestre em Gerontologia UNICAMP.

Mesa-redonda: Experiência do Projeto de estimulação cognitiva e funcional em idosos com déficit cognitivo do Centro de Reabilitação do Hospital-dia geriátrico do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
Mediador: Ivan Aprahamian

9h30 às 9h50 – Breve Histórico do projeto e a participação do gerontólogo frente à coordenação de uma equipe multiprofissional.
Palestrante: Glenda Dias – Gerontóloga pela EACH/USP, Gestora do Hospital Dia Geriátrico do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.

9h50 às 10h10 – Estimulação cognitiva
Palestrante: Luciane Viola – Neuropsicóloga, Mestre em Ciência pela
Psiquiatria da FMUSP.

10h10 as 10h30 – Estimulação funcional
Palestrante: Sheila Borges – Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia pela UNICAMP.

Discussão: 10h30 as 10h45

10h45 às 11h – Intervalo

11h às 11h30 – Cuidando do cuidador de idosos com déficit cognitivo.
Palestrante: Márcia Novelli – Terapeuta ocupacional, Mestre e Doutora em Ciências pela Neurologia – FMUSP e professora do Curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP.

11h35: encerramento.
12h às 13h – prova da Liga de Gerontologia Carlos Alberto Moraes (cursos de graduação da UNISANTA.