A Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participou, no último sábado (27), de um manifesto de valorização profissional e contra o projeto de lei do “Ato Médico”, no Parque Ibirapuera.
O evento, que contou com a participação de mais de 7.000 profissionais e alunos da área, foi promovido pelos conselhos regionais das profissões de saúde do Estado de São Paulo, capitaneados pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de São Paulo (CREFITO 3).
O projeto de lei tem a intenção de restringir a atuação profissional de farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, professores de educação física, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, biólogos, biomédicos, assistentes sociais, optometristas e massagistas, dando plenos poderes aos médicos, segundo os manifestantes.
O projeto obrigará aos usuários do sistema de saúde, ou pacientes de convênio e mesmo pacientes particulares, a pagarem uma consulta primeiro para o médico, para que este encaminhe a outro profissional de saúde, mesmo que não tenha conhecimento algum sobre a área do outro.
A Faculdade de Fisioterapia da Unisanta sempre esteve envolvida com o movimento que luta pelos direitos dos profissionais de saúde e se fez presente no evento de sábado passado, enviando 40 alunos e a Santa Batucada, bateria de torcida Bi-Campeã Brasileira nos jogos da JUFISIO (Jogos Universitários de Fisioterapia). O evento foi coordenado pelo professor do curso, Rivaldo Novaes Junior.