Com apoio da União Européia (UE), a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) recebe especialistas do Brasil, Portugal, Holanda, Itália, Chile e Argentina, de 14 a 17/02, para a 1ª Reunião do Projeto EcoManage – Sistema Integrado de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras (Integrated Ecological Coastal Zone Management). Trata-se de um projeto de três anos, inédito na América do Sul, que fornecerá subsídios aplicáveis no desenvolvimento e gerenciamento sustentável para a região estuarina de um dos maiores Portos do mundo, o porto de Santos.

O principal objetivo é desenvolver um sistema de gerenciamento integrado físico, ecológico e socioeconômico e aplicá-lo nos estuários de Santos, Brasil, de Baía Blanca, na Argentina e no Fjord de Aisén, região costeira dos Andes, no Chile. As inscrições para a reunião podem ser feitas no site: www.unisanta.br/nph/ecomanage.

O aporte financeiro da EU é de um 1,4 milhão de euros, para todas as instituições participantes. A pesquisa será apoiada por modelos matemáticos avançados, alguns já aplicados pela UNISANTA, desenvolvidos em parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) no Estuário de Santos. Os estudos de ponta iniciados na Universidade desde 1995, por meio do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), foram motivo preponderante para que a Universidade Santa Cecília fosse incluída entre as duas únicas universidades brasileiras a participar do EcoManage, explicam os organizadores.

O Projeto fará uso de imagens de satélites e levantamentos/estudos já realizados nos locais. As pesquisas objetivam uma base de conhecimento do estuário e a administração ambiental da bacia, de modo a permitir respostas para intermediar questões comuns e niveladas, e um sistema de apoio para prover diretrizes visando à restauração e ao desenvolvimento daqueles ecossistemas, com tecnologias similares às recomendadas pela União Européia.

Instituições

O Coordenador Geral é o Prof. Dr. Ramiro Neves (IST- Portugal) e o Coordenador da UNISANTA, o Prof. Gilberto Berzin (NPH- UNISANTA). Participam ainda especialistas do Instituto Oceanográfico do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP); Hidromod, Engenharia em Modelação Ltda. (SME – Portugal); Noctiluca (SME- Países Baixos); Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC – Portugal); Universidade de Trieste (Itália); Instituto Argentino de Oceanografia (IADO – Argentina); Universidade do Chile e Centro Ecologia Aplicada (CEA – SME – Chile).

Programa

A abertura solene do ECOMANAGE será às 17 horas do dia 14 de fevereiro. No dia 15, das 9 às 12 horas e das 14 às 17h30, haverá as apresentações técnicas do Brasil, Portugal, Holanda, Itália, Chile e Argentina.

No dia 16/02, visita à Baía e ao estuário de Santos. As Metodologias para o trabalho de campo, modelagem e socioeconomia é o tema para dia 17, das 9 às 12 horas, que será discutido em mesa-redonda com os utilizadores locais. Das 14 às 17h30, os grupos de trabalho farão os estudos finais, projetando as atividades futuras.