Numa cerimônia cercada por muita emoção e com a presença de inúmeras personalidades do cenário político, literário, cultural, esportivo e da educação, o Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Diretor-Presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas, Dr. Marcelo Teixeira, tomou posse na Academia Santista de Letras (ASL), na noite da última quinta-feira, dia 17, tendo como patrono Gastão Bousquet.

Antes de seu pronunciamento, o mais novo membro da ASL foi saudado por suas irmãs, a Reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, ocupante da cadeira 13 na Academia, e a Presidente da Universidade, Lúcia Maria Teixeira Furlani, cadeira 31.

Agradecida por ter sido escolhida para fazer a saudação em meio a tantas outras ilustres personalidades da Academia, Lúcia destacou importantes passagens da vida de Marcelo Teixeira, ressaltando sua contribuição como educador, escritor, incentivador do esporte, empresário e, especialmente, homem solidário.

“Porque podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher o que plantamos. Esta é a lei da vida. E você colhe, hoje, o fruto de uma vida limpa, de trabalho e dignidade, honrando os ensinamentos que recebeu de nossos pais, Milton e Nilza, ensinamentos nos quais sempre estiveram presentes a chama da solidariedade, a grandeza da generosidade, a beleza da gratidão, a nobreza da tolerância e da humildade e a força do amor”, disse a educadora.

Com palavras também permeadas por emoção e carinho, a acadêmica e irmã Sílvia mostrou o quanto Marcelo, por suas realizações e caráter, honra a cadeira de Gastão Bousquet.

 “Ainda jovem caminhou intensamente. Reconhecido com prêmios e honrarias não só pela cultura e personalidade, mas como bem diz Pessoa: por tudo que ele anseia, espírito de liderança, abre horizontes de sabedoria e dignidade. Antes de mais nada, como seu patrono, o jornalista  Gastão Bousquet, Marcelo acredita na renovação, face luminosa da sua verdadeira vocação. Por onde passa prepara o solo. Conta a vida pelos sorrisos, conta o jardim pelas flores abertas, nunca pelas folhas que tombaram. Tem secreto orgulho de construtor, se faz e refaz no intelectual, educador, empreendedor sem fadiga”, afirmou.

Legado familiar – Cercado por sua família, a qual considera fonte de inspiração, Marcelo contou em seu discurso com a participação especial de seus filhos Caroline e Marcelino, que deram um brilho especial ao evento ao lerem trechos de belíssimas poesias.

Um dos fatos que impulsionaram Marcelo Teixeira a pleitear uma cadeira na Academia Santista de Letras foi a sua convivência na Casa Martins Fontes durante boa parte de sua vida. “Cresci incentivado por muitas poesias, tive o privilégio de conviver nesta Casa durante alguns anos de minha infância, ter conhecido alguns de seus notáveis membros, como o Dr. Oswaldo Paulino, Dr. Paulo Augusto Bueno Wolf, Dr. Aristeu Bulhões, Dr. Paulo Bonavides, considero-me como um de seus afilhados”.

Marcelo lembrou ainda o orgulho de pertencer a uma família de acadêmicos. “Meu pai ocupa a cadeira 39, de Benedicto Calixto, tendo a honra de ter presidido esta tradicional Instituição de 1980 a 1982. Igualmente, minhas irmãs, Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia Teixeira Furlani, ocupam as cadeiras 13 e 31, de João Cardoso e José Bonifácio, respectivamente”.

Mas, o novo acadêmico fez questão de ressaltar que a sua formação e trajetória se devem principalmente a seus avós. “Eles não tiveram as mesmas chances de fazer parte de entidades culturais, mas tiveram o privilégio de como imigrantes italianos ou trabalhadores do Porto de Santos, mais especificamente como estivadores, de educar nossa família nos princípios do amor e da união”.

Em sua rica apresentação sobre Gastão Bousquet, Marcelo destacou: “Ele não se limitou apenas à vida jornalística. Durante o tempo em que se afastava dos jornais, trabalhava sempre, aproveitando o sossego do lar, criando também um nome de escritor teatral e romancista.

Modesto e simples, de sóbria elegância, descrevem-no os amigos como figura esguia, muito branda, com doces olhos azuis e uma bondade extrema, espirituoso e inesgotável. Deixou Bousquet as seguintes obras impressas: Guanabara, revista; Santo Antonio, burleta; Nenem, burleta; Tá fechado, revista de costumes santistas, de grande êxito, e O Barba Azul, romance, com seis edições consecutivas”, ressaltou Teixeira.

Para a presidente da Academia Santista de Letras, Maria Araújo Barros de Sá e Silva, a trajetória de Marcelo Teixeira explica a sua eleição, quase por unanimidade, como novo membro da Academia. “Temos muitos professores, jornalistas, engenheiros, psicólogos e já tivemos padres e médicos. Hoje estamos recebendo um educador que também é advogado, administrador de empresas e empresário do ramo das comunicações, o que realmente faltava na Casa de Martins Fontes”.

A acadêmica afirmou também que as publicações de Marcelo e a sua contribuição para cultura o credenciaram a postular a cadeira nº 29 da Academia. “A vitória foi muito justa e hoje a Academia Santista de Letras, mais uma vez, escreve uma página de sua história”.

Além das irmãs Lúcia e Sílvia e da presidente da Academia, Maria Araujo, fizeram parte da composição da mesa: o Vice-Prefeito de Santos, Carlos Teixeira Filho; o Comandante da Base Aérea de Santos, Major Aviador Alexandre Jannuzzi Peçanha; a Presidente do Clube Soroptimista Internacional de Santos, Maria Leonor Neves Almeida; a Coordenadora do Bem-Estar Social do Movimento de Arregimentação Feminina (MAF), Maria Lúcia Henriques Coutinho; a Presidente dos 21 Irmãos Amigos de Santos, Elizabeth Antoniete; o membro da Associação Paulista de Medicina e Associação dos Médicos de Santos, Arnaldo Duarte Lourenço e o presidente da Humanitária, Pedro Mahfuz.

Entre as inúmeras autoridades presentes, prestigiaram a posse de Marcelo: os fundadores da Unisanta, Milton Teixeira (Chanceler), Nilza Pirilo Teixeira e Emília Maria Pirilo (Pró-Reitora); o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente Brasil, Marcos José da Silva; os Vereadores de Santos, Hugo Duppre e Braz Antunes; o ex-presidente do São Paulo Futebol Clube, Carlos Miguel Castex Aidar; o ex-presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi Goffar Majzoub; o Secretário Municipal de Segurança de Santos, Coronel Renato Perrenoud, e o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Paulo Monteiro.