O evento abriu a Semana de Moda da Unisanta, que contou com a presença de estilistas de celebridades, além de editores de conceituadas revistas de moda

Mais de 80 looks inspirados na cultura afro foram apresentados no desfile promovido pelo Curso de Gestão Comercial – Moda, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), no dia 29/05, nas dependências da Instituição.

O evento integrou as atividades da Semana de Moda Unisanta, que contou com palestras, exposição e workshops com a participação de gente famosa do mundo fashion. Entre os palestrantes, Walério Araújo, estilista de Adriane Galisteu, e Maria Prata, editora da Revista Harper’s Bazaar.

Antes do desfile principal criado pelos alunos do 3º semestre do curso, o público conferiu um breve desfile com as produções de moda dos alunos do 1º semestre. Eles foram às lojas patrocinadoras do evento e montaram looks seguindo também o tema Raízes africanas. O resultado foi mostrado na passarela pelas próprias alunas, que atuaram ainda como modelos.

Pesquisa – Todo o trabalho apresentado na passarela teve início três meses e meio antes, quando os alunos de Moda avaliaram uma empresa local, em relação à estrutura, mercado e produto oferecido, entre outros itens.

A pesquisa foi apresentada por meio de relatório, no formato de trabalho de conclusão de curso. A próxima etapa consistia em produzir uma coleção para a empresa escolhida, a partir do tema Diversas Faces do Estilo Afro Brasileiro na Moda. Esse foi o caminho percorrido pelos alunos para chegar ao tão esperado desfile. Todas as disciplinas do semestre foram envolvidas na atividade.

Estilo Afro – Conforme a coordenadora do Curso de Gestão Comercial Moda, da Unisanta, Camila Gonçalves, a escolha do tema levou em consideração “o fato da cultura afro estar impregnada diretamente na cultura do povo brasileiro”. Os cursos de Moda da Unisanta (graduação e pós-graduação) veem o design típico brasileiro como diferencial capaz de dar competitividade aos produtos nacionais, complementa a coordenadora.

Graduação e Pós em Moda – Os cursos da Unisanta de Graduação Tecnológica em Gestão Comercial – Moda e Pós-Graduação em Gestão do Design de Moda visam apoiar o desenvolvimento do setor do vestuário, por meio da formação direcionada, atendendo às necessidades da cadeia de valor da Moda.

O contato dos alunos com profissionais já estabelecidos no mercado faz parte dessa formação.  A Semana de Moda Unisanta é um dos exemplos de atividades que permitem unir o ambiente acadêmico ao profissional. Além de trazer profissionais reconhecidos nacionalmente, o evento conta com representantes de empresas igualmente reconhecidas, como Morena Rosa, Sthill, São Paulo Fashion Week, entre outras.