O campeão canadense dos 10 km, Richard Weinberger e seu técnico Ron Jacks desembarcam em Cumbica, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira (25). Eles se juntam aos nadadores da equipe russa para a 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi/UNISANTA, a ser realizada no próximo dia 31, na Baía de Santos. Outros desembarques ocorrem a partir de terça-feira (26).
A disputa abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2010. A prova integra o programa de aniversário de Santos e reunirá cerca de 100 atletas de 18 países
Este ano, a Copa do Mundo terá oito etapas, com término em 23 de outubro, novamente nos Emirados Árabes. Participam nadadores da Holanda, Canadá, Israel, Croácia, Estados Unidos, Suíça, Argentina, África do Sul, Alemanha, Venezuela, Bélgica, Portugal, França, Eslovênia, Itália, Rússia, Grécia e Brasil.
Com dotação de US$ 20 mil, a prova reverencia a memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas nacional de maratonas em todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.