Primeiras partidas serão realizadas na terça-feira (8). As demais, diariamente, até o dia 25/5.

Terão início nesta segunda-feira, 7 de maio, o XXIX Jogos da Unisanta, a mais tradicional e importante competição universitária do Estado de São Paulo. O Rei e a Rainha dos Jogos serão eleitos durante a cerimônia de abertura, a ser realizada no Ginásio Poliesportivo da Universidade, a partir das 19 horas.

Os candidatos desfilarão em traje esportivo, usando uniforme de uma das modalidades e também em traje de praia (sunga/maiô). Os jurados levarão em consideração: beleza, traços físicos, desenvoltura ao desfilar, improvisação, criatividade, simpatia, postura, elegância de gestos e proporcionalidade de medidas.

Também fazem parte da cerimônia, os desfiles das delegações e a apresentação de dança realizada por estudantes da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta. A nadadora da Unisanta e atual campeã da Travessia dos Fortes, Isabelle de França Longo, fará o juramento do atleta. Isabelle é aluna do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. A atleta foi medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, em Porto Belo, Santa Catarina, neste ano, e conquistou duas medalhas de ouro e duas de bronze no 27º Campeonato Brasileiro Júnior de Inverno/Troféu Tancredo Neves de Natação, em 2010.

Os convites para a abertura dos Jogos são gratuitos e serão distribuídos pelos diretores e responsáveis pelas Atléticas participantes. O público poderá conferir as disputas esportivas até o dia 25 de maio.

A cerimônia de abertura será transmitida pela Santa Cecília TV. A novidade deste ano é a transmissão diária de duas partidas, sendo uma de futebol society, a partir das 19h30, no Centro de Treinamento da Unisanta e outra, de futebol de salão masculino, a ser disputado no Ginásio Poliesportivo, posteriormente.

Nesta edição, participam 34 equipes masculinas e 21 femininas inscritas, num total de 55 faculdades. Entre os esportes a serem disputados no masculino estão: Futevôlei, Futebol Society, Futsal, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Natação, Basquetebol, Caratê, Judô, Xadrez, Vôlei de Praia e Tamboréu. No feminino, Futebol de Salão, Tênis de Mesa, Handebol, Voleibol, Natação, Basquetebol, Caratê, Judô e Xadrez.

Troféu Solidariedade – Além das modalidades esportivas, outra disputa que estará em jogo é pelo Troféu Solidariedade, entregue à atlética que mais arrecadar alimentos durante o período dos jogos. Denominada Solidariedade Universitária, a campanha, desenvolvida simultaneamente à disputa, expressa o engajamento social de alunos universitários de toda a Baixada Santista.

1ª Rodada – Basquetebol, Futebol de Salão, Voleibol e Futebol Society, todas pela categoria masculina, são as modalidades que darão início à disputa esportiva dos 29º Jogos da Unisanta, dia 8 de maio, terça-feira, nas dependências da Universidade.

A competição já começa agitada com a participação de equipes campeãs em 2011, como Direito Unisanta (1º lugar no futsal masculino) que joga contra Biologia Unisanta, e Educação Física Unaerp X Engenharia Unisanta (vice-campeã), no voleibol masculino.

Confira a programação completa do dia 8 de maio:

No Ginásio Poliesportivo jogam: Medicina Santos X Fisioterapia Unisanta, pelo basquete masculino; Educação Física Unip X Arquitetura Unisanta, Direito Unisanta (atual campeã) X Biologia Unisanta e Educação Física Unaerp X Facce Unimes, pelo futsal masculino.

No Ginásio Laerte Gonçalves serão quatro partidas de voleibol masculino: Medicina Unimes X Fefis Unimes, Direito Unisantos X Educação Física Unifesp (4º lugar em 2011), Fefesp Unisanta (3º lugar em 2011) X Educação Física Unip e Educação Física Unaerp X Engenharia Unisanta (vice-campeã).

No Centro de Treinamento Unisanta, pelo futebol society, competem: Administração Don Domênico X Educação Física Unifesp e Fefis Unimes X Fisioterapia Unisanta.

Os jogos Direito Unisanta (atual campeã) X Biologia Unisanta (futsal masculino) e Fefis Unimes X Fisioterapia Unisanta (futebol society) serão televisionados pela Santa Cecília TV, canal 13 ou 14 da NET e 51 ou 52 UHF.

Outras informações no site oficial dos Jogos da Unisanta: jogos.unisanta.br