Nadadora conseguiu a primeira medalha de ouro da história do Brasil na competição

por Julia Moura, estágio acadêmico

A nadadora da Universidade Santa Cecilia, Ana Marcela Cunha, marcou história conquistando a primeira medalha de ouro da história para o Brasil neste domingo (13/10) nos Jogos Mundiais de Praia, que acontece no Catar. O acontecimento repercutiu na mídia nacional, em jornais como Globo Esporte, Terra, Lance e A Tribuna.

“A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou, neste domingo, a medalha de ouro na Maratona Aquática, nos Jogos Mundiais de Praia, em Doha, no Qatar, com tempo de 59 minutos e 51 segundos. Foi a primeira vez na história que um brasileiro sobe ao pódio na história dos jogos”, iniciou o site Terra.

O Globo Esporte ressaltou a dificuldade da prova, em decorrência da temperatura da água: “Por conta do forte calor, Estados Unidos e Canadá desistiram da prova. A largada foi realizada às 6h da manhã para tentar driblar o sol, mas a temperatura da água chegou aos 30,9°C – muito próximo ao limite estabelecido pela FINA, que é de 31°C.”

A felicidade da nadadora baiana com a vitória foi destacada pelo site Lance, que publicou um trecho de uma entrevista. “Estou muito feliz pela primeira medalha de ouro da história dos Jogos Mundiais de Praia e primeira do Time Brasil. Essa vitória envolve comissão técnica, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, preparador físico, massagista, mãe, pai, noiva. É muita gente que está atrás disso, mas só eu que chego lá e conquisto a medalha. Então, na verdade acho que todo mundo está por trás da conquista. É muito confortável ter uma equipe dessa e poder apenas treinar e competir, é muito mais fácil – completou Ana Marcela”.

“A gente treina para se manter no pódio e neste ano conseguimos realizar isso. Competir sempre no alto nível é difícil, mas é mais fácil se manter nele do que ficar oscilando. O alvo são os Jogos Olímpicos de Tóquio, mas para chegar lá brigando por uma medalha temos que manter o trabalho”. Este trecho foi publicado pelo Jornal A Tribuna, em matéria do caderno Esportes, que foi publicada no dia 14/10.

O histórico de Ana nas competições deste ano foi destacado pelo Globo Esporte. “Até agora, nesta temporada, Ana Marcela nadou 16 provas oficias, tendo ficado no pódio em 14 delas. Foram 11 medalhas de ouro, três de prata, um quarto lugar e um quinto lugar, que valeu a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.”

Homenagem

Ana Marcela Cunha receberá a medalha de honra ao mérito Braz Cubas, pela Câmara de Santos. O vereador Rui de Rosis foi o responsável pela oferta da homenagem. Segundo ele, Ana escolheu o município para viver e treinar e “desde então, leva a bandeira do Brasil e de nossa cidade aos pódios do mundo. E, com isso, reforça a tradição esportiva que Santos sempre teve”.