Com destaque para os cinco melhores colocados do masculino e as cinco primeiras do feminino, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), confirmou a participação de 36 de seus atletas para a segunda etapa qualificatória do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, maior competição em águas abertas realizada no Brasil, marcada para o próximo dia 30 (domingo), a partir das 9 horas.
A etapa terá uma dotação de R$ 5 mil, quantia ser distribuída entre os cinco melhores colocados das categorias masculina e feminina. A prova será disputada na distância de sete quilômetros, entre São Vicente (Ilha Porchat Clube) e Ponta da Praia (defronte ao Aquário Municipal de Santos), também com arbitragem e supervisão da Federação Aquática Paulista.
Dos 101 atletas qualificados para esta segunda etapa, 67 integram a equipe da UNISANTA, mas 31 deles, por atuarem em provas de velocidade ou de distâncias consideravelmente inferiores aos sete quilômetros definidos para etapa, abdicaram do direito, abrindo vaga para pleiteantes extraídos ou não da classificação geral da primeira etapa.
De acordo com o regulamento, poderão participar desta segunda etapa atletas que não tenham tomado parte da fase inaugural. Isso, desde que preencham requisitos técnicos básicos para uma disputa na distância estabelecida.
Segundo o diretor técnico, Enio Faria, a Comissão está analisando pedidos de inclusão de atletas que deixaram de participar da primeira etapa. “De acordo com o regulamento, poderemos incluir mais alguns competidores que estejam técnica e fisicamente preparados para uma disputa de sete quilômetros, mesmo que eles não tenham tomado parte da primeira etapa. Isso, desde que apresentem motivos plausíveis para a ausência forçada”. Os pedidos de confirmação e inclusão podem ser feitos até o próximo dia 11.

UNISANTA NA SEGUNDA ETAPA – Luiz Lima, Rafael Gonçalves, Juan Pereyra, Thiago Tognozzi e Ricardo Kojima, os cindo melhores do masculino na primeira etapa, e mais Monique Ferreira, Monick Avelino Perez, Bárbara Jatobá, Fernanda Reis Marinho e Ana Carolina Juvenal, as cinco primeiras do feminino, são os destaques da UNISANTA para esta etapa seguinte.
Além deste dez atletas, a Universidade estará representada por mais 26 atletas: Lílian Cerroni, Jessica Kharoline, Juliana Tanaka, Natasha Chagas, Patrícia Cruz, Clarissa Costa, Daniele Ramalho, Taynáh Andrade, Sarah Ramos, Vanessa Mandu, Isabelle França Longo, Alexandre Andreoli, Israel Murat, Viktor Fonseca, Leandro Monteiro, Matheus Elias Dib,Mauro Machado Júnior, Luiz Fernando Diniz,Rafael Vicentainer,Fabio Antiqueira, Leonardo Pires, Gabriel Peri,Victor Alves, Felipe Zancul, Miguel Pessoa Neto e Erick Andrade.

PRÊMIO EM DINHEIRO – Nesta segunda etapa, será oferecida uma dotação de R$ 5 mil, quantia a ser rateada da seguinte maneira: os campeões feminino e masculino receberão R$ 1 mil cada: vice-campeões, R$ 600,00, cada; terceiros colocados, R$ 400,00, cada; quartos colocados, R$ 300,00, cada, e quintos colocados, R$ 200,00, cada.
O regulamento específico desta segunda etapa, será disponibilizado no site www.unisanta.br/travessiaoceânica. As inscrições serão de R$ 20,00 para os atletas classificados na primeira etapa e R$ 30,00 para os demais.
Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores desta segunda etapa. Da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa, terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos. Isso no dia 26 de janeiro de 2006, aniversário da Cidade de Santos.
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Ilha Porchat Clube e Power.