Apesar das advertências do Instituto Nacional do Câncer de que as mortes por câncer de pele aumentaram mais de 45% nos últimos anos, cerca de 80% dos freqüentadores das praias de Santos não usam filtros solares de maneira contínua. Desses, 34% apresentam sinais de envelhecimento precoce, como manchas e sardas escuras. E desses 34%, aproximadamente 20% são jovens (até 25 anos).
A conclusão é de pesquisa feita por alunas do Curso de Farmácia – Modalidade Medicamento e Cosméticos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), apresentada na III Jornada de Iniciação Científica da Universidade.
Márcia Regina Mafra, Maria Fernanda Cerqueira e Valdirene Santos de Lima, do 4º ano, entrevistaram 100 freqüentadores das praias, pela manhã, nos meses de março, abril e maio, das 9 às 13 horas, dos canais 3 ao 5. No trabalho, intitulado Assistência farmacêutica na prevenção de fotoenvelhecimento, as acadêmicas do 4º ano foram orientadas pela professora Maria José Monteiro Sabbag.
O envelhecimento pelo sol, chamado fotoenvelhecimento, afeta cada vez mais os freqüentadores das praias. Muitos, de todas as faixas etárias, já fizeram cirurgias devido a lesões suspeitas ou por questões estéticas. A pesquisa será apresentada pelas alunas como Trabalho de Conclusão do Curso no final do ano.

Homeopatia veterinária – O curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília é um dos destaques da III Jornada de Iniciação Científica da UNISANTA, que começou dia 4 e vai até 18/10, no pátio do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão. Outra pesquisa que desperta atenção é Homeopatia na veterinária aplicada em cães pseudoprenhes. O trabalho foi orientado pela professora Maria José Monteiro Sabbag e pelo médico Carlos Alberto Urbas.

Diversas áreas – Foram apresentados, neste ano, 11 trabalhos na área de Ciências Exatas, 31 em Biológicas, 34 em Engenharias, 70 em Saúde, 11 em Ciências Sociais, 41 em Ciências Humanas e 3 em Artes. O Curso de Gerontologia, participando pela primeira vez, apresentará 22 trabalhos multidisciplinares.
Das pesquisas, serão selecionadas trabalhos de três categorias (estudante, profissional e docente), para uma avaliação oral. A entrega dos prêmios Prof. Dr. Milton Teixeira será dia 18/10, no Consistório.
Este ano, a Jornada teve um crescimento de 40% de participação em relação ao ano passado. Há pesquisas que foram apresentadas em seminários internacionais por professores e ex-alunos.