A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) terá 190 nadadores na segunda etapa da maior competição de águas abertas do Brasil, a II Travessia Renata Câmara Agondi, marcada para sábado (07/10), a partir das 8h30, na Praia do Boqueirão. Treze deles, entre os quais o líder do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, Luiz Lima, participam da prova de 10 km, a mais importante do programa, que inclui disputas de 1 e 3 km.

Além de Luiz Lima, competem nos 10 km, pela UNISANTA, Monick Perez, vencedora dos 10 km dos Jogos Abertos do Interior e da primeira etapa (1,5 km) da II Travessia Renata Agondi; Bárbara Jatobá, Fernanda Reis Marinho, Daniele Ramalho, campeã paulista de águas abertas em 2004; Juliana Tanaka, campeã paulista de águas abertas de 2005; Yuri Rinaldi, Thiago Schulz, Matheus Elias Dib, Israel Peressin Murat, tricampeão metropolitano de águas abertas, Thiago Tognozzi, Ricardo Kojima e Juan Pereyra, campeão dos 20 km da I Travessia Renata Agondi e vice-campeão da prova de abertura desta segunda edição.

Válida pelos campeonatos paulista e brasileiro de maratonas aquáticas, essa competição ainda serve de seletiva para a terceira e última etapa desta segunda edição da Travessia Renata Câmara Agondi, a ser desenvolvida em 26 de janeiro de 2007, como etapa de abertura da Copa do Mundo de Águas Abertas da Federação Internacional de Natação (Fina), com dotação de US$ 20 mil.

Largada e chegada das provas desta segunda etapa estão marcadas para a Praia do Boqueirão, em frente ao Posto 5 de Salvamento, entre a Rua Oswaldo Cruz e a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. Às 8h30, o árbitro geral Igor de Souza preside o Congresso Técnico das provas de 3 e 10 km. Às 8h40, largam os participantes dos 3 km, válidos pela nona etapa do Campeonato Paulista.

Às 9 horas, será dada a largada nos 10 km, que fazem parte do Campeonato Brasileiro e definem os 20 atletas brasileiros (dez homens e 10 mulheres) qualificados para a etapa de abertura da Copa do Mundo de Águas abertas e terceira e última etapa da II Travessia Renata Agondi. A partir das 12h30, ocorrem o Congresso Técnico específico e as quatro largadas das provas de 1 km, também pelo Campeonato Paulista. Todas as provas serão disputadas em uma raia triangular, com 500 metros em cada um dos lados. Essa raia será demarcada a uma distância de 500 metros da faixa de areia.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve, Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace e Banco Itaú . A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.