Derramamento do Prestige, na Europa, e pesquisa no estuário de Santos e na Espanha são temas dos trabalhos publicados

A Revista Ciencias Marinas (ISSN: 0185-3880) editada pelo Instituto de Investigações Oceanológicas da Universidade Autônoma de Baixa California – México, distribuida em 88 países, acaba de publicar mais um artigo em que o dr. Augusto Cesar aparece como co-autor, em pesquisa internacional sobre os impactos causados pelo afundamento do petroleiro Prestige, ocorrido em 2001, a 270 quilômetros da costa da Galícia.

A pesquisa começou em novembro de 2002, 18 meses após o derramamento. O navio afundou a uma profundidade de aproximadamente 4 mil metros e despejou mais de 10 mil toneladas de óleo no mar. A mancha, com mais de 300 quilômetros de extensão, atingiu 90 praias da Galícia, além de praias da França e de Portugal. Mais de 35 mil trabalhadores foram prejudicados.

Os pesquisadores analisaram, no material despejado no mar, as características físico-químicas dos sedimentos contaminados e seus efeitos biológicos nos embriões de ouriços do mar. Os embriões foram expostos a extratos (lixiviados) dos sedimentos contaminados e em alguns pontos a mortalidade foi total. O trabalho científico é assinado por Augusto Cesar, do Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA; Nuria Fernández e Angel DelValls, da Universidade de Cádiz, Espanha, e Miguel González, do Centro de Investigações Submarinas de Santiago da Compostela, Espanha.

Apesar de se ter constatado elevado grau de contaminação, em alguns pontos já começa a haver recuperação, afirma Augusto Cesar. O trabalho intitulado ¨Level of contamination in sediments affected by the Prestige oil spill and impact on the embryo development of the sea urchin¨ – Ciencias Marinas (2006), volume 32(2B): 421-427, teve apoio do Ministério de Educação e Cultura do Brasil, por meio da CAPES e do Ministério de Educação e Ciência da Espanha..

Estuário de Santos – Outra pesquisa de Augusto Cesar saiu na última edição da Revista Brazilian Journal of Oceanography, volume 54(1):55-63, 2006 com o título Ecotoxicological assessment of sediments from the Santos and São Vicente Estuarine System.

Em seu trabalho de pós-doutorado, intitulado Estudo Ecotoxicológico Integrado em Sistemas Estuarinos e Portuários Atlânticos, realizado de março de 2004 a junho de 2005, Augusto Cesar analisou amostras de sedimentos marinhos dos estuários de Santos e São Vicente, no Brasil, além das Baías de Cádiz, Huelva e Algeciras, na Espanha. Este projeto deu origem a diversos trabalhos científicos que foram publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais, e o mais recente foi publicado no último número da Revista Brazilian Journal of Oceanography.