Desfalcada do campeão brasileiro de águas abertas e um dos destaques da equipe na conquista do hexacampeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão, o fundista Luiz Lima, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) busca a partir da próxima quinta-feira (14/12), o tetracampeonato brasileiro sênior, em mais uma edição do Troféu Daltely Guimarães, décima sexta, marcada para Vitória, no Espírito Santo, na piscina do Clube Álvares Cabral.

A ausência de Luiz Lima, porém, é compensada pela motivação de uma equipe que vem treinando forte, sob o comando do técnico Márcio Latuf, confiante em mais um bom desempenho. “Vamos para Vitória, em busca de mais um bom resultado, mesmo porque os nadadores estão encarando a competição com muita seriedade, de olho em uma vaga nos Jogos Pan-Americanos”, destaca.

Servindo de seletiva para os Jogos Pan-Americanos Rio-2007, a disputa ocorre simultaneamente ao Brasileiro Júnior/Troféu Júlio de Lamare (ambos no turno da manhã), e mais o Torneio Open de Natação (na parte da tarde), este último com transmissão ao vivo do Sportv, a partir das 17 horas, em suas 2ª, 3ª e 4ª etapas (sexta,15/12; sábado, 16/12; e domingo, 17/12).

O 16º Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães – terá a participação de 278 nadadores de 63 equipes. A UNISANTA, com o tricampeonato (2003/2004/2005) é a maior detentora de títulos do Troféu. Em segundo lugar aparecem Flamengo, Vasco, Minas Tênis e Esportiva São José/SP, com duas conquistas cada um. Londrina Country/PR, Corinthians, Grêmio Náutico União/RS e Português do Recife completam a lista de vencedores.

Já o Brasileiro Júnior/Troféu Júlio de Lamare está em sua 26ª edição. O EC Pinheiros é o maior vencedor, com 10 títulos, seguido por Flamengo, com sete; Minas Tênis, com cinco; e Vasco da Gama, com três. Este ano serão 85 agremiações, com o total de 360 atletas. Assim como o Brasileiro Sênior, que no último triênio teve o mesmo campeão, o EC Pinheiros levou o Troféu Júlio de Lamare para a sua sala, nos últimos três anos.

O Torneio Open é uma competição mais curta, com a participação em cada prova de no máximo oito nadadores, aqueles que atingiram as melhores marcas em cada prova, nos dois campeonatos da manhã (Troféus Daltely Guimarães e Júlio de Lamare), independente de qual for. Isto é, os oito finalistas de cada prova do Open podem sair apenas do Júlio de Lamare; somente do Daltely Guimarães; ou mesclando um pouco de cada competição, o que é o mais provável. Foi no 1º Torneio Open, no ano passado, vencido pelo EC Pinheiros, que o paraibano Kaio Márcio superou o recorde mundial dos 50m borboleta em piscina curta (25 metros), na piscina do Clube Internacional de Regatas, na Ponta da Praia, em Santos.