Com o título de 4ª melhor equipe do Brasil no Troféu Maria Lenk do ano passado, quando obteve quatro índices para campeonatos mundiais e dez medalhas, os nadadores da Universidade Santa Cecília – Unisanta, em Santos, estão na reta final da preparação para o Campeonato Brasileiro Absoluto — Troféu Maria Lenk 2014.

Todos os grandes nadadores do País participam da competição, de 21 a 26 deste mês, na piscina do Ibirapuera, em São Paulo, que está sendo reinaugurada.

Serão 65 clubes e mais de 400 atletas atrás dos títulos nacionais e dos índices para participação nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing (agosto); no Campeonato Pan-Pacífico, na Austrália (agosto); e no Campeonato Sul-Americano de Mar del Plata (outubro).

A Unisanta ostenta o título de 1ª força da natação universitária do País. Um de seus vários destaques é Nicholas Santos, que no Troféu Maria Lenk 2013 ganhou ouro nos 50 metros borboleta, batendo Cesar Cielo, e obteve o índice para o Mundial de Barcelona daquele ano.

Matheus Santana, outro atleta da Unisanta, deve marcar seu nome na competição. Ele brilhou no Sul-Americano 2014, realizado no Chile, e desponta como uma das grandes promessas da natação brasileira.

Para o presidente da Associação Santa Cecília de Esportes e pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, os resultados conquistados no Maria Lenk 2013 destacaram o trabalho técnico desenvolvido na Instituição. Neste ano, a expectativa é ainda maior.

“Foram grandes resultados. Os nadadores conseguiram diminuir marcas e obter índices. Subimos um degrau em relação ao ano de 2012 e todos alcançaram bons resultados. A Unisanta está entre as cinco melhores equipes do Brasil. Se compararmos os investimentos feitos pela Universidade e pelas três primeiras equipes, vemos que são diferentes. Além do esporte, valorizamos o estudo e a vida dos atletas”, concluiu.