Concentração dos 30 nadadores e comissão técnica aconteceu a partir das 12h30, na porta da Universidade Santa Cecília na rua Oswaldo Cruz, 277, no Boqueirão, em Santos. No mesmo dia, atletas já participaram do Simpósio Técnico e fizeram o reconhecimento da piscina do Ibirapuera, em São Paulo

E5 Comunicação & Marketing

Neste domingo (17), às 13 horas, os nadadores da Universidade Santa Cecília – Unisanta, em Santos, seguiram para a Capital para a disputa de uma das mais importantes competições no Brasil da modalidade, o Trófeu Maria Lenk 2014. O torneio de natação será realizado entre os dias 21 e 26, no Parque Aquático Caio Pompeu de Toledo, no Conjunto Poliesportivo do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Ao todo, 65 clubes e mais de 400 atletas participam do troféu. Além dos títulos nacionais, os nadadores buscam os melhores tempos para obterem índices para as seguintes competições: Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing (agosto); Campeonato Pan-Pacífico, na Austrália (agosto); e Campeonato Sul-Americano de Mar del Plata (outubro).

Na edição do ano passado a Unisanta conquistou o 4º lugar na competição e obteve quatro índices para campeonatos mundiais e dez medalhas. A equipe ostenta ainda o título de 1ª força da natação universitária do País. Nicholas Santos, recordista do Troféu Sette-Colli, em Roma, nado borboleta, Matheus Santana, atual campeão sul-americano nos 50 e 100m nado livre, e Poliana Okimoto, campeã mundial de maratonas aquáticas, deverão aumentar o número de pódios da equipe e mantê-la no Top 5 da natação brasileira.

Segundo o treinador da equipe, Marcio Latuf, a competição tem um nível bastante forte, mas com os novos reforços da temporada, a Unisanta terá neste ano desempenho ainda melhor . “Sabemos que as dificuldades serão grandes, mas estamos preparados e motivados com estas últimas contratações. Melhoramos muito nossos revezamentos, acho que daremos um trabalho maior”, avalia.

Para o presidente da Associação Santa Cecília de Esportes e pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, os resultados conquistados no Maria Lenk 2013 destacaram o trabalho técnico desenvolvido na Instituição. Neste ano, a expectativa é ainda maior.

“Foram grandes resultados. Os nadadores conseguiram diminuir marcas e obter índices. Subimos um degrau em relação ao ano de 2012 e todos alcançaram bons resultados. A Unisanta está entre as cinco melhores equipes do Brasil. Se compararmos os investimentos feitos pela Universidade e pelas três primeiras equipes, vemos que são diferentes. Além do esporte, valorizamos o estudo e a vida dos atletas”, concluiu.

Além dos atletas, a equipe da Unisanta vai representada por uma delegação composta por oito treinadores, psicólogo, fisioterapeuta, massoterapeuta, assessor de imprensa e o motorista da delegação, informa Rosa do Carmo José, coordenadora do Departamento de Natação. Para Latuf, toda essa nova estrutura serão fundamentais para novas conquistas na edição deste ano.

“O psicólogo vai poder verificar qualquer dificuldade que o atleta esteja sentindo durante a competição. Já o fisioterapeuta vai auxiliar em possíveis desconfortos ou problemas musculares”, explica o treinador. Além dos profissionais, a equipe da Unisanta vai disponibilizar um exame que detecta a fadiga muscular, o exame de lactato, que vai auxiliar a equipe avaliar o estado físico de cada nadador.