A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) inicia nesta terça-feira (05/09), às 17 horas, sua luta pelo título do 46º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/Troféu Brasil, a ser desenvolvido até domingo (10/09), na piscina longa (50 metros) do Conjunto Julio de Lamare, no Complexo do Maracanã, no Rio de Janeiro. As eliminatórias desta etapa classificam os melhores para as primeiras finais, programadas para a manhã de quarta-feira (06/09), a partir das 10 horas.

UNISANTA, Pinheiros, atual tricampeão, e Minas Tênis, vice-campeão em 2005, são as equipes com maiores chances de conquista de título. A competição serve de seletiva para a formação da equipe que irá aos VIIII Jogos Sul-Americanos, de 15 a 18 de novembro deste ano, em Buenos Aires, na Argentina, e ainda para obtenção de índices para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Para essa competição, a equipe santista tem dois desfalques importantes: Georgina Bardach, maior destaque do Brasileiro de Inverno, e Amanda Armelau, ambas por problemas físicos. Em contrapartida, a UNISANTA promove a estréia de Nayara Ribeiro, maior favorita nas provas de 800 e 1500 metros nado livre.

A UNISANTA, sob o comando do técnico Márcio Latuf, seguiu para o Rio de Janeiro, com 49 atletas (segunda maior delegação, ao lado do EC Pinheiros), entre os quais Alexandre Andreoli, Armando Pedroni, Bárbara Jatobá, Conrado Chede, Diego Uchoa dos Santos, Eduardo Fischer, Felipe May, Isabelle França de Longo, Israel Murat, Joel Júnior, Jorge Augusto Azevedo, Juan Preyra, Karine Volpe, Lilian de Paula Cerroni, Lucianne Maia, Luiz Lima, Monick Avelino Perez, Monique Ferreira, Natália Grava, Patrícia Santos, Ricardo Kojima, Rogério Karfunkelstein, Samir Gurian e Tamiris do Nascimento, entre outros.

Nesta primeira etapa de eliminatórias, serão disputadas as provas de 50 metros nado livre feminino e masculino, 200 metros estilo peito feminino e masculino, 800 metros livres feminino e 1500 metros livres masculino. Até domingo (10/09), serão realizadas 42 provas.