por E5+ Comunicação & Marketing

Competição começa nesta sexta-feira (15) no Estádio de Esportes Aquáticos do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Onze nadadores da Universidade Santa Cecília caem na piscina atrás do índice olímpico
Após dois dias de treinamento no Rio de Janeiro, 11 atletas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) iniciam, nesta sexta-feira (15), no Troféu Maria Lenk de Natação, a busca por vagas na equipe que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A competição, que funcionará como evento-teste, é a última chance para a obtenção dos índices.

A primeira a cair na piscina é também uma das mais jovens da delegação da Unisanta. Gabrielle Roncatto, de apenas 17 anos, é um dos principais nomes da nova geração feminina do país. No Maria Lenk, ela nadará as provas de 400m e 200m medley, além dos 200m e 100m livre.

Gabrielle Roncatto“Estou bem nervosa, mas agora é hora de pensar uma coisa de cada vez. Minha principal prova é apenas no domingo e ainda nem procurei saber do balizamento. Vou primeiro pensar nos 400m medley e tentar ganhar uma medalha para a Unisanta”, disse a atleta, que busca o índice nos 200m livre.

“Toda hora me pego pensando: quero estar aqui em agosto. É um sentimento muito bom estar nesta piscina”, completou a jovem nadadora.

Se por um lado, Gabrielle tenta segurar a ansiedade, por outro Henrique Barbosa traz a experiência de dois Jogos Olímpicos na bagagem para a delegação da Unisanta. O nadador, que esteve na equipe brasileira de Pequim/2008 e Londres/2012, cai na piscina para nadar os 100m peito.

Henrique Barbosa“Apesar de ser o recordista sul-americano desta prova, estou mais focado nos 200m peito. É a prova que eu consegui o índice em 2012 e é a prova que eu quero nadar nos jogos do Rio. Espero conquistar meu objetivo e com certeza essa piscina vai ajudar bastante”, disse o atleta de 31 anos, elogiando a estrutura do Parque Olímpico.

Além de Gabriele e Henrique, mais nove nadadores caem na piscina na manhã desta sexta-feira em busca de vagas nas finais do primeiro dia do Troféu Maria Lenk, que acontecem à noite. Ano passado, a equipe da Unisanta ficou na quarta colocação da competição, com 18 medalhas.

Comissão técnica da Unisanta trabalha para segurar ansiedade dos atletas
Depois de muita espera é hora de colocar em prática tudo o que foi treinado nos últimos meses. E para ajudar no desempenho dos 32 atletas que compõem a delegação, a Unisanta levou ao Rio de Janeiro um time de dez profissionais. Entre eles está o biomecânico José Nilton Pereira, responsável por analisar detalhadamente os movimentos dos nadadores.

“O trabalho diário é diferentMarcio Latufe do que aplicamos nas competições. No dia a dia nosso objetivo é mostrar o que pode ser melhorado, e mexer na zona de conforto do nadador nem sempre é fácil. É um trabalho que pode demorar a aparecer e por isso aplicamos testes a cada três meses”, detalha o biomecânico.

Ele explica ainda que em dia de competição, o trabalho a ser feito é justamente fazer com que o atleta entre na piscina pensando no que foi treinado. “Muitas vezes a adrenalina e a euforia podem fazer com o que o atleta deixe de lado toda a parte técnica. Eles precisam replicar o que foi passado e isso é um trabalho que faço juntamente com o psicólogo da equipe”, explicou José Nilton.

Para o técnico-chefe da Unisanta, Marcio Latuf, a presença dos demais técnicos e profissionais dá aos atletas uma segurança ainda maior. “Os nadadores estão completamente amparados. Não tenho dúvidas de que todos são muito importantes, cada um em seu setor, para o desempenho e a melhora do tempo dos atletas. Somos um time”, analisou Latuf.

Além de José Nilton e Latuf, a delegação da Unisanta é formada pelo psicólogo Henrique Ribeiro, o fisioterapeuta Keyner Pedreira, o massoterapeuta Nei Roblis e os técnicos Gerson Luiz Pazian, Rogério Karfunkelstein, Carlos Rogério Arapiraca, Federico Rossi e Roberto Ortiz. A chefe da delegação é a supervisora Rosa do Carmo.

Nadadores que disputam eliminatórias nesta sexta-feira (dia 15)
Caio Henrique Souza – 400 m medley
Catarina Cuccatti Ganzeli – 400 m medley