A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, fez história na manhã deste domingo (25), na piscina do Conjunto Baby Barioni, na Água Branca, na Capital. Ao ratificar a conquista do título do Troféu Salvador Granieri Sobrinho, correspondente ao Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Inverno, chegou ao seu 12º. título estadual em três anos, mantendo a hegemonia em disputas das categorias juniores e sênior, já que não perde uma disputa do gênero, em âmbito estadual, deste a temporada de verão de 2006, ano em que ganhou sete dos oito campeonatos organizados pela Federação Aquática Paulista.
E o Campeonato Paulista Júnior e sênior de Inverno terminou como começou: com a UNISANTA vencendo. Isabelle Longo venceu a primeira prova, os 800 metros nado livre júnior I, enquanto a equipe masculina sênior, formada por Leonardo Sumida, Fernando Ernesto dos Santos, Marco Sapucaia e Israel Murat venceram o 4×100 medley, com 3m44s52. Nos outros revezamentos da sexta e última etapa, a UNISANTA obteve cinco medalhas de prata para a sua coleção.
Após 132 provas, a UNISANTA somou 2097 pontos, 502 a mais que o vice-campeão, EC Pinheiros, com 1595. O Serc São Caetano terminou em terceiro, com 999. A equipe santista ainda dominou nas categoria sênior, com 875 pontos, e na júnior II, com 721 pontos, além de ficar com a segunda colocação na júnior I, com 501 pontos. No quadro de medalhas, mais um triunfo da UNISANTA no número total: 133, sendo 41 de ouro, 51 de prata e 41 de bronze. Portanto, mais do que uma medalha por prova.
Além dos títulos, a UNISANTA teve nos nadadores Luiz Rogério Arapiraca (sênior), Lucas Kanieski (júnior II) e Isabelle Longo (júnior), os três melhores de toda a competição, com as conquistas dos troféus de melhores índices técnicos e eficiência, em suas respectivas categorias. Os nadadores da UNISANTA estabeleceram 20 recordes na competição, sendo três absolutos, quatro paulistas e 13 de campeonato.