A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) deu mais um show e conquistou seu primeiro título paulista na categoria infantil e o quarto na temporada de Verão, em um período de apenas três semanas. Do petiz à sênior, a UNISANTA só não foi campeã na categoria juvenil. Portanto, foram quatro em cinco disputados.
Primeiro, a equipe santista assegurou os estaduais júnior e sênior, em sua piscina, em Santos. Em seguida, foi o Paulista Petiz, no Corinthians. Agora, em plena piscina de seu maior rival, o Esporte Clube Pinheiros, a UNISANTA levanta a taça de melhor equipe do Estado de São Paulo, na categoria infantil. Na classificação geral absoluta a UNISANTA liderou a competição desde o início, ao final somou 1.980 pontos. Pinheiros e Serc Santa Maria, com 1.815 e 1.610, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Na infantil I, deu novamente UNISANTA, com 1.280 pontos, seguida pelo Pinheiros, com 857 e Serc Santa Maria, com 1.610 pontos. Na categoria infantil II, a equipe do Serc Santa Maria de São Caetano do Sul, ficou em primeiro lugar, com 1.033 pontos, seguida pelo Pinheiros, com 957 pontos e UNISANTA, com 700 pontos. Ao final do I Troféu Major Sylvio de Magalhães Padilha foram batidos 11 recordes oito de campeonatos e três paulistas.

DESTAQUES INDIVIDUAIS – No total, a UNISANTA contabilizou 20 medalhas, sendo11 de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Cauê Paciornick Santos foi seu principal destaque individual masculino. Competindo na categoria infantil I, Cauê somou seis medalhas de ouro, sendo três individuais e três em provas de revezamento. Ele foi campeão paulista nos 50, 100 e 200 metros nado livre, bem como repetiu o feito nos revezamentos 4×50 e 4×100 metros nado livre e 4×100 metros medley.
No feminino, Bárbara Lopes de Almeida, do infantil I, foi o maior nome da UNISANTA, com um total de seis medalhas: quatro de ouro (200, 400 e 800 livre e revezamento 4×100 livres), uma de prata (4×50 livres) e uma de bronze (4×100 medley). Cauê registrou os três melhores índices técnicos da competição, enquanto, Bárbara foi a dona do melhor índice técnico e também a atleta de melhor performance em sua categoria.
Para o técnico da equipe santista, Gerson Pazian, “o fator principal da conquista deste título ficou por conta da heterogeneidade do elenco. A equipe toda manteve uma regularidade no decorrer das competições em que participou. Outro ponto positivo é a forma de treinamento o qual, todos na equipe recebem o mesmo tratamento e o resultado culminou na conquista deste título inédito”.

ÍNDICES TÉCNICOS – A competição registrou os seguintes destaques como índices técnicos e melhores performances. Na infantil I feminino, Bárbara Lopes de Almeida, na prova dos 400m livre (4m46s21), foi a dona do melhor índice técnico. No masculino, Cauê Paciornik Santos, nos 100m livre com 55:90, o melhor índice. O nadador registrou ainda os segundo e terceiro melhores índices técnicos nos 50 e 200m livre com os tempos de 26:02 e 2:05:30.
No setor feminino infantil II Alice Maria Augusto, também da UNISANTA, foi a dona do melhor índice técnico, graças ao desempenho nos 100m livre, prova na qual registrou o tempo de 1:01:27. No masculino, Marcelo Machado Monteiro – Luso Bauru 0 100m livre com o tempo de 55:69.
Entre os atletas mais eficientes, na infantil I feminino, registrou-se o empate entre Bárbara Lopes de Almeida, da UNISANTA, e Andressa Taveira, do Corinthians, ambas com 105 pontos. No masculino também houve empate entre Renan Serafim – Apanip e Marcos Rescheke Teske – AABB/SP, ambos com 120 pontos.
Na categoria infantil II, deu Marcelo Machado Monteiro, Luso Bauru com 105 pontos e Marina Vieira de Oliveira, Paineiras, com 125 pontos.