Com uma equipe de 61 atletas, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), do técnico Márcio Latuf, encara a partir desta quinta-feira (15/12), o seu último desafio na temporada. Trata-se da última competição de natação do calendário da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o Brasileiro Júnior e Sênior, que esse ano surge com muitas novidades, novamente na piscina de 25 metros do Clube Internacional de Regatas, na Ponta da Praia, em Santos.

Além dos melhores atletas das piscinas nacionais seguirem na busca pelos índices para o Campeonato Mundial em Piscina Curta, em abril, na China, a CBDA aproveita a oportunidade para mostrar os avanços técnicos obtidos no ano e apresentar o sistema de treinamento que está em estudo para ser adotado a partir de 2006: o 3S System ou Super Sport Systems. E paralelamente, será disputado o Torneio Open, envolvendo os melhores nadadores do Júnior e Sênior, além de atletas de outras categorias.

No Congresso Técnico marcado para essa quarta-feira (14/12), a partir das 20 horas, o Supervisor Técnico de natação da CBDA, o santista Ricardo de Moura, apresentará o relatório técnico de 2005 (com os resultados da I Clínica Pan-Americana de Natação, realizada em outubro). Ele também falará sobre o 3S System, que a Confederação estuda adotar, a princípio, com os atletas de ponta da natação.

O sistema de treinamento é todo on-line e é baseado em conceitos de especialistas em metodologia de treinamento de todo o mundo. Já foi utilizado por técnicos de campeões do passado e do presente como Alexander Popov e Michael Phelps. O sistema coleta todas as informações do nadador (tempos, medidas, principais objetivos na temporada, etc) e aponta os melhores caminhos a seguir para atingir suas metas.

A CBDA pretende iniciar o uso do sistema com os atletas de ponta da natação, usando os mais de 5 mil dados coletados ao longo dos anos e também com as informações obtidas durante a I Clínica Pan-Americana de Natação, realizada em outubro deste ano. “Estamos conversando com os responsáveis pelo 3S System desde o Mundial de Indianápolis, em outubro de 2004. O que é importante para nós é que aconteça uma padronização dos conceitos. Quando o assunto é treinamento de uma seleção é importante que todos falem a mesma língua sem perder a individualidade”, explicou Ricardo de Moura.

UNISANTA – A UNISANTA, do técnico Márcio Latuf, surge como grande favorita ao tricampeonato na categoria sênior (Troféu Daltely Guimarães) e com boas chances nos juniores I e II (Troféu Julio De Lamare), já que vem de uma grande vitória no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão, no qual venceu no Absoluto, na Sênior e na Júnior II.

A equipe santista terá 61 atletas, já que Lílian Cerroni, Rogério Karfunkeltein e Ana Carolina Juvenal desfalcam a equipe. Os dois primeiros por problemas por contusão e a terceira fora do País. Dos atletas inscritos, 30 pertencem às categorias juniores (13 mulheres e 17 homens) e 31 da sênior (12 mulheres e 19 homens).

Entre os atletas da UNISANTA, destacam-se: Amanda Armelau, Monick Avelino Perez, Tamiris Nascimento, Renato Sakai Cid, Thiago Peruque, Israel Murat, Tales Cerdeira, Vinicius Waked, Bárbara Jatobá, Fernanda Reis Marinho, Isabela Amblard, Juliana Tanaka. Monique Ferreira, Natalia Grava, Alexandre Andreoli, Armando Pedroni, Cristiano Santos, Eduardo Fischer, Joel Moraes Santos Junior, Luiz Lima, Rafael Vicentainer, Juan Pereyra, Raphael Bydlowski, Thiago César Souza Pinto e Thiago Tognozzi, entre outros.

As provas dos Brasileiros Júnior e Sênior serão disputadas em sistema de final por tempo, sempre na parte da manhã, a partir das 8h30, de quinta-feira (15/12) a domingo (18/12), enquanto as provas do Torneio Open, com finais diretas, estão marcadas para a parte da tarde, a partir das 17 horas, no mesmo período.

UNISANTA É VICE NO BRASILEIRO JUVENIL – A UNISANTA, do técnico Gerson Luiz Pazian, conquistou o título de vice-campeã brasileira juvenil 1 de natação, dentro das disputas do 14º Brasileiro Juvenil de Natação/Troféu Carlos Campos Sobrinho, em Brasília/DF. A UNISANTA somou 70 pontos na categoria e 106 no absoluto, certame no qual terminou em quinto lugar. O Minas Tênis, sagrou-se campeão brasileiro absoluto, com 332 pontos.
Cauê Paciornick e Bárbara Lopes Almeida, ambos da juvenil 1, foram os principais destaques da equipe santista. Cauê, melhor velocista brasileiro quando nas categorias infantis 1 e 2, manteve um alto padrão nesta temporada, em sua nova categoria. Ele obteve três medalhas no Brasileiro: prata nos 50 livres, com 25s10, e bronze nos 100 metros nado livre, com 54s70, e 200 livres, com 2m02s04.

Bárbara, por sua vez, também conquistou três medalhas: prata nos 100 metros nado de costas, com 1m09s90, e nos 200 costas,m costas, com 2m30s76, além de bronze nos 800 livres, com 9m44s61. A competição reuniu 498 nadadores, nascidos em 1989 (juvenil 2) e 1990 (juvenil 1), de 120 clubes. O EC Pinheiros segue como o maior detentor de títulos com cinco conquistas, seguido pelo Flamengo, com quatro; UNISANTA, Minas, Botafogo, Vasco e Português do Recife, com uma cada.