Com uma equipe de 61 atletas, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), do técnico Márcio Latuf, encara a partir desta quinta-feira (15/12), no Clube Internacional de Regatas, em Santos, a 2ª seletiva para o Mundial em Piscina Curta de Xangai, na China, em abril do ano que vem. Dois troféus serão disputados simultaneamente na parte da manhã e um na parte da tarde.
Pela manhã, realizam-se as disputas do 15º Troféu Daltely Guimarães (Brasileiro Sênior, para atletas de 20 anos em diante) e 25º Troféu Júlio de Lamare (Brasileiro Júnior, para nadadores de 17 a 19 anos). São as últimas competições do ano que definirão o ranking brasileiro de clubes de natação em 2006. A UNISANTA luta pelo tricampeonato no Daltely Guimarães, enquanto o Minas Tênis é o atual campeão do Júlio de Lamare.
Na parte da tarde será realizada uma terceira competição, chamada de Torneio Open Correios-CBDA. Nesta estarão os oito atletas que conquistarem os melhores tempos de cada prova da manhã, independente da idade. Uma hipótese: na final dos 100m borboleta masculino (Torneio Open) podem estar um nadador do júnior 1 (atletas nascidos em 1988), três do júnior 2 (nascidos em 1986/87); e quatro do Sênior (nascidos em 1985 ou antes). Como também pode ocorrer de todos os finalistas serem da mesma categoria.
Até o momento, 12 nadadores e um revezamento estão com índice para a competição na China. São eles: Eduardo Fischer, da UNISANTA, nos 50m peito; Flavia Delaroli e Fernando Scherer, nos 50m livre; César Cielo nos 100m livre; Nicholas Santos nos 100m livre e 50m borboleta; Mariana Brochado e Armando Negreiros, nos 400m livre; Kaio Márcio nos 50m, 100m e 200m borboleta; Lucas Salatta nos 200m costas; Thiago Pereira e Fernando Silva nos 100m medley; e Joanna Maranhão, nos 200m e 400m medley. O único revezamento já classificado para Xangai/2006 é do 4x200m livre masculino.
A primeira seletiva para o Mundial foi o Troféu José Finkel (Brasileiro Absoluto), em setembro passado, também em Santos e vencido pelo Pinheiros. A terceira e última chance de ir ao Mundial de Xangai será em fevereiro de 2006, na etapa brasileira da Copa do Mundo da Natação, que encerra o circuito mundial, em Belo Horizonte/MG.
FAVORITA – A UNISANTA, do técnico Márcio Latuf, surge como grande favorita ao tricampeonato na categoria sênior (Troféu Daltely Guimarães) e com boas chances nos juniores I e II (Troféu Julio De Lamare), já que vem de uma grande vitória no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão, no qual venceu no Absoluto, na Sênior e na Júnior II.
A equipe santista terá 61 atletas, já que Lílian Cerroni, Rogério Karfunkeltein e Ana Carolina Juvenal desfalcam a equipe. Os dois primeiros por problemas por contusão e a terceira fora do País. Dos atletas inscritos, 30 pertencem às categorias juniores (13 mulheres e 17 homens) e 31 da sênior (12 mulheres e 19 homens).
Entre os atletas da UNISANTA, destacam-se: Amanda Armelau, Monick Avelino Perez, Tamiris Nascimento, Renato Sakai Cid, Thiago Peruque, Israel Murat, Tales Cerdeira, Vinicius Waked, Bárbara Jatobá, Fernanda Reis Marinho, Isabela Amblard, Juliana Tanaka. Monique Ferreira, Natalia Grava, Alexandre Andreoli, Armando Pedroni, Cristiano Santos, Eduardo Fischer, Joel Moraes Santos Junior, Luiz Lima, Rafael Vicentainer, Juan Pereyra, Raphael Bydlowski, Thiago César Souza Pinto e Thiago Tognozzi, entre outros.
PROGRAMAÇÃO – Nesta 5ª feira (15/12) – Troféus Daltely Guimarães e Júlio de Lamare – 9 horas / Torneio Open – 17 horas. Na 6ª feira (16/12) – Troféus Daltely Guimarães e Júlio de Lamare – 9h30 / Torneio Open – 17 horas. No sábado (17/12) – Troféus Daltely Guimarães e Júlio de Lamare – 9 horas / Torneio Open – 17 horas. No domingo (18/12) – Troféus Daltely Guimarães e Júlio de Lamare – 9 horas / Torneio Open – 17 horas.