O Espaço Social e Esportivo Meninos do Saboó, mantido pelo Santos Futebol Clube e pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), completou um ano no dia 08 de agosto. Para marcar o sucesso da iniciativa, nesta sexta-feira (24), às 14 horas, as mascotes Baleinha e Baleião visitarão o projeto e levarão presentes para a garotada.

A iniciativa é realizada no Centro de Treinamentos Meninos da Vila e triplicou o número de crianças atendidas desde o início das aulas. Em setembro do ano passado, o projeto agregava 44 crianças de 6 a 8 anos. Hoje, 150 crianças e adolescentes de 5 a 15 anos são beneficiados. São estudantes das escolas públicas 28 de Fevereiro, Toledo Paz e Martins Fontes, localizadas nas proximidades do CT das categorias de base do Peixe, no bairro do Saboó, em Santos.

Os alunos participam de atividades recreativas, coordenadas pelos professores da Faculdade de Educação Física da UNISANTA – José Luiz Gonçalves Oca (Titular da disciplina de Educação Física Escolar) e José Laudier Santos Filho (Titular da disciplina de Futebol). Os professores contam ainda com a colaboração de oito estagiários.

Participam do projeto crianças da comunidade do Saboó em condições de saúde adequadas para a prática de atividades físicas, devidamente matriculadas e com presença regular comprovada. Outras exigências é que apresentem termo de autorização assinado pelos responsáveis e estejam cadastradas na Sociedade de Melhoramentos do bairro.

José Luiz Gonçalves, o Oca, destaca que o espaço tem por objetivo promover atividades focadas no desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo, por meio do futebol e demais atividades sócio-integrativas. “Para isso, trabalhamos de acordo com os quatro pilares da educação de acordo com a UNESCO. São eles: aprender a conhecer, conviver, fazer e aprender a ser”, resumiu.

O coordenador de Marketing do Santos FC, Alex Fernandes, avalia que o projeto cresceu muito nesse primeiro ano e comemora os resultados. “O clube cumpre seu papel social, em um país marcado pelas desigualdades. Com a cessão do CT Meninos da Vila, colaboramos com o desenvolvimento de atividades esportivas que evidenciam o potencial das crianças e adolescentes e os estimula a exercer a cidadania em um ambiente estimulante e motivador”.

Programação das aulas

Segunda-feira
Das 14 horas às 15h15 – crianças de 5 a 7 anos (turma 1).
Das 15h15 às 16h30– crianças de 13 a 15 anos (turma 2).

Das 14h às 15h15– crianças de 5 a 7 anos (turma 1).
Das 15h15 às 16h30– crianças de 10 a 12 anos (turma 3).
Manhã
Das 8 às 10 horas – crianças de 12 a 15 anos (aulas de ênfase da disciplina de futebol da FEFESP)