A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) foi a grande campeã da primeira etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, a maior competição em águas abertas no Brasil, realizada na manhã deste domingo (25/09). Desenvolvida entre a Praia do Boqueirão (Conselheiro Nébias) e a Ponta da Praia (Aquário Municipal), em uma distância aproximada de 3,5 quilômetros, a prova foi vencida por dois nadadores da UNISANTA, Luiz Lima, no masculino, e Monique Ferreira, no feminino. A disputa envolveu 727 atletas, representando 64 entidades, entre clubes, academias, unidades militares e universidades.
A etapa deste domingo (25/09) abriu a série de provas qualificatórias para o grande desafio marcado para o dia 26 de janeiro de 2006, quando apenas oito atletas terão o privilégio de nadar entre a Laje de Santos e a Baía de Santos, em uma distância aproximada de 42 quilômetros. A arbitragem e supervisão técnica ficaram por conta Federação Aquática Paulista (FAP).

Os pais de Renata Agondi, Raul e Lucrécia, foram os responsáveis pelos tiros de largada das categorias masculina e feminina, respectivamente. Os pais de Renata e mais seus irmãos Rodolfo, Raul Filho, Roberto e Rosana, foram homenageados pela Comissão Organizadora, com a entrega de um troféu especialmente confeccionado para ocasião.
“Neste momento, gostaríamos de prestar uma justa homenagem àqueles que nos permitiram, mais uma vez, reverenciar a memória de nossa inesquecível Renata”, afirmou o presidente da Comissão Organizadora, Marcelo Teixeira, ao fazer a entrega do troféu.
Já o diretor técnico do evento, Enio Faria, fez um balanço da etapa, definindo-a como “muito acima da expectativa”. Segundo ele, os números, principalmente de ordem técnica, foram além do que se imaginava. “Isso só nos faz acreditar em uma seqüência maravilhosa de etapas, até o Desafio Laje de Santos-Baía de Santos
A competição reuniu um numeroso público, apesar do tempo instável. Alunos da Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP), da UNISANTA, estiveram trabalhando no apoio técnico, enquanto alunos da Faculdade de Fisioterapia da instituição prestaram assistência fisioterápica aos competidores
Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Troféus Brasil Santa Rita, Energil Sport, Bandeirante Emergências Médicas, Associação Sabesp, Estrada Transportes e Power.

UNISANTA EM PRIMEIRO – A Universidade Santa Cecília terminou em primeiro lugar na classificação geral, com oito pontos, garantindo a posse até a próxima temporada do Troféu Renata Câmara Agondi, premiação em posse transitória que se transformará em definitiva após a terceira conquista (em primeiras etapas apenas) consecutiva ou cinco alternadas,
O Centro de Natação Santista, com 27 pontos, terminou no segundo lugar, seguido pela UNIMONTE, com 30; Natação Taquaral, de Campinas, em quarto, com 40, e Scania/Atlantis/Wizard, em quinto, com 41.
A UNISANTA terminou em primeiro lugar em 13 das 30 categorias por idade em disputa, Na elite masculina (geral), o vencedor foi Luiz Lima, da UNISANTA, com 37 minutos cravados. Praticamente desde a largada, Luiz Lima e Rafael Ribeiro Gonçalves, também da UNISANTA, travaram um duelo braçada a braçada, acompanhados de perto por Juan Pereyra, outro nadador da UNISANTA.
A decisão veio apenas no funil de chegada, com Luizinho terminando três segundos de vantagem sobre Rafael. Juan chegou em terceiro, 22 segundos atrás do primeiro colocado. Nas quarta e quinta colocações, também nadadores da UNISANTA: Thiago Tognozzi, com 38s52, e Ricardo Kojima, com 39s28.
No feminino, Monique Ferreira impôs sua categoria e experiência, vencendo com o tempo de 41m03. Na segunda colocação, também da UNISANTA, Monick Avelino Perez, com 41m09, o que caracterizou outro grande duelo pela primeira posição. Nas três posições seguintes, mais três nadadoras da UNISANTA: Bárbara Jatobá, com 41m23; Fernanda Reis Marinho, com 42m19, e Ana Carolina Juvenal, com 44m16. Os cinco melhores de cada categoria, na geral, receberão troféus.

CAMPEÕES POR CATEGORIA – Por categorias, sagraram-se campeões desta primeira etapa, os seguintes nadadores: Infantil I Feminino – Yara Silva Santos (UNISANTA); infantil I masculino – Rodrigo Santos (Centro de Natação Santista/Colégio do Carmo); infantil II feminino – Natasha Chagas (UNISANTA); infantil II masculino – Luizinho Avelino (Unimonte); juvenil I feminino – Jéssica Silva (UNISANTA; juvenil I masculino – Cauê Pacionick Santos (UNISANTA); Juvenil II feminino – Carolina Moncorvo (Inter); Juvenil I masculino – Leandro Molina (UNISANTA); Junior I feminino – Carla Alarcon (Taquaral); Junior I masculino – Mauro Machado Júnior (UNISANTA); Junior II feminino – Monick Avelino Perez (UNISANTA); Junior II masculino – Israel Peressin Murat.
Sênior feminino – Bárbara Jatobá (UNISANTA); Sênior masculino – Thiago Tognozzi (UNISANTA). Categoria 25+ feminino – Monique Ferreira (UNISANTA); 25+ masculino – Luiz Lima (UNISANTA); 30+ feminino – Ana Paula Elias (centro Santista de Natação); 30+ masculino – Alexandre Andreoli (UNISANTA); 35+ feminino – Shirley Falbo (Agon Academia); 35+ masculino – Raul Porto Andrade Júnior (Aquatic Baroni); 40+ feminino – Desiree Cevales (Atlantis); 40+ masculino – José Soares Cunha Neto (Água e Cia).
45+ feminino – Mara Cristina Serrano (Atlantis); 45+ masculino – Sylvio Lacreca Neto (Atlantis); 450+ feminino – Maria Lúcia Gonçalves (unimonte); 50+ masculino = Wilson Gambirasi (Aspen Sports); 55+ masculino – Lincoln de Souza (Primeiro de Maio); 60+ masculino – Ricardo Pyneiro (Moby Dick); 65+ masculino – Ondamar Silva (Multisport); Militares _ Antonio Luiz Serra Pinto (1o. Batalhão da Polícia Rodoviária).

PRÓXIMA ETAPA – o Projeto Renata Agondi compreende quatro etapas interligadas, culminando com o Desafio da Laje de Santos, que reunirá um número máximo de oito atletas, em prova marcada para o dia 26 de janeiro de 2006 (aniversário da Cidade).
Apenas os 100 melhores competidores desta primeira etapa – definidos pelo percentual de aproveitamento das categorias masculinas e femininas da etapa inicial – tomarão parte da segunda, marcada para o dia 30 de outubro, na distância de 7,5 quilômetros, entre São Vicente (Ilha Porchat Clube) e a Ponta da Praia (Aquário Municipal).
Estes 100 atletas qualificados para s segunda etapa terão seus nomes divulgados nesta quarta-feira (28/09), no Jornal A Tribuna, e no site www.unisanta/br/travessiaoceanica. Ainda nesta quarta-feira (28/09), a Comissão Organizadora do Projeto estará reunida para iniciar os preparativos para segunda etapa
Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores da segunda etapa. E da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa , terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos