Crédito: Satiro Sodre/RededoEsporte

Comparada às instituições de ensino norte-americanas no incentivo ao esporte, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) está fazendo história no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju (Coreia do Sul). As três medalhas conquistadas pelo Brasil no Mundial, até o momento, são de atletas da Unisanta.

Ana Marcela Cunha conquistou duas medalhas de ouro em águas abertas, nas provas de 25km (tetracampeonato) e de 5km. A nadadora se tornou a mulher com mais medalhas em toda a história dos campeonatos mundiais de esportes aquáticos.

Ana é ainda a única mulher tetracampeã mundial de uma prova em mundiais; única a ganhar três vezes seguidas a prova dos 25km; única mulher a ir ao pódio nos cinco Mundiais da década e a brasileira com mais medalhas em Campeonatos Mundiais de esportes olímpicos. Por conta de todos seus títulos, Ana Marcela entrou, no ano passado, para o Hall da Fama das águas abertas.

A terceira medalha do País veio de Nicholas Santos, também da Unisanta. O atleta levou o bronze nos 50m borboleta. Com essa medalha, Nicholas bateu novo recorde (que já era seu): é o nadador mais velho a ir ao pódio em mundiais. O atleta, que já foi chamado por especialistas como “fora da curva”, participou do Mundial através de convite especial da Federação Internacional de Natação (FINA) por seu brilhante desempenho Copa dos Campeões, vencendo a prova dos 50m borboleta, nas três etapas disputadas.

Crédito: Satiro Sodré

Tradição – A Universidade Santa Cecília é reconhecida também pela imprensa nacional como “o maior clube de maratonas aquáticas do mundo” por seu destaque nesta modalidade. Nas Olimpíadas Rio 2016, por exemplo, a única medalha do Brasil em natação/maratona aquática foi de Poliana Okimoto, nadadora da Unisanta na oportunidade. Hoje Poliana está aposentada e atua como comentarista da Sportv em competições internacionais, além de desenvolver projetos na área esportiva.

“Um sonho da inesquecível campeã Renata Agondi e de educadores e esportistas que se esforçaram e testemunharam a Unisanta se tornar referência na modalidade, resultando na conquista da única medalha olímpica da natação brasileira com a ceciliana Poliana Okimoto no Rio de Janeiro”, diz o pró-reitor Administrativo e presidente da Associação Santa Cecília de Esportes, Marcelo Teixeira.

Marcelo completa ainda dizendo que “Ana Marcela é um exemplo de dedicação, garra, determinação, obstinação e elevará e engrandecerá ainda mais o nome do Santa Cecília em busca de novas marcas e recordes no esporte mundial”.

Sobre o fenômeno Nicholas Santos, Marcelo afirma que a Unisanta sempre confiou em seu talento e dedicação, que culminou em mais um expressivo pódio. “Com 39 anos, Nicholas é um grande exemplo, uma referência como homem e atleta, deixará um legado pelos seus fantásticos resultados e para os estudos da ciência. Ele é um vinho requintado de uma safra muito especial! A Unisanta está em festa, comemorando mais essa importante medalha bronzeada!”, conclui.