Com as partidas dos 28°s Jogos chegando às retas finais, outra competição, que premia a solidariedade, também chega ao fim: o Troféu Solidariedade Universitária, destinado às atléticas que realizam o maior número de doações durante os Jogos para, posteriormente, serem doados a entidades assistenciais. A premiação será realizada nesta sexta-feira (20/5), nas dependências da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

As arrecadações, que vão até esta quinta-feira (19/5), foram iniciadas pela Associação Atlética Medicina Santos Unilus, que saiu na frente ao doar 305 quilos de alimentos não perecíveis no final de abril, e que agora conta com 310 quilos.

Quem também briga pela disputa do Troféu Solidariedade Universitária é a Engenharia Unisanta, tendo arrecadado mais de 400 quilos de alimentos. Segundo o presidente da Atlética de Engenharia Filipe Costa, a campanha interna para a arrecadação de alimentos não perecíveis iniciou cedo, desde o início de março.

De acordo com Natalie Blanco, presidente da Atlética de Fisioterapia, a arrecadação da faculdade chegou a105 quilos. A Fefesp conta com cerca de 60 quilos e a Faac, que foi a primeira faculdade da Unisanta a fazer a doação, também está na marca de 60. Já a Medicina Unimes totaliza 50 quilos.

No ano passado (2010), os vencedores do Troféu foram Engenharia Unisanta, Fisioterapia Unisanta e Fefesp. Porém a maior recordista é a faculdade de Educação Física da Unaerp, que arrecado, sozinha, cerca de uma tonelada de alimento.

Com o objetivo de despertar no universitário a cidadania e a solidariedade, o Troféu Solidariedade Universitária foi integrado aos Jogos da Unisanta no ano de 2005, chegando a sua sétima edição. Todos os produtos arrecadados (gêneros alimentícios não perecíveis, peças de roupas, brinquedos e itens de higiene pessoal) são doados a dez entidades assistenciais, além do Fundo Social de Solidariedade de Santos.