A maior e mais importante festa esportiva universitária do Estado de São Paulo, os Jogos da UNISANTA, em sua 28ª. edição chegam a sua reta final, colocando, frente a frente, mais uma vez, as duas maiores forças do evento na categoria masculina, Engenharia UNISANTA (atual campeã) e Fefesp (vice-campeã de 2010). Ambas têm boas chances de ficar com o título. Apenas a Fefesp, porém, é aquela que depende exclusivamente de seus méritos. A Engenharia torce por tropeços da rival.

Encerradas as modalidades de xadrez, voleibol, voleibol de praia, tênis de mesa, Futevôlei, natação e karatê, a Fefesp lidera com 50 pontos, contra48 da Engenharia. Em caso de vencer os torneios de judô e futebol society, a Fefesp toma de volta a condiçã de campeã, mesmo que a Engenharia vença as finais de handebol e basquete, nas quais enfrentará representações da Educação Física Unifesp.

Com tudo isso, a Fefesp chegaria a 78 pontos, enquanto a Engenharia alcançaria, no máximo (mesmo sendo campeã de hand e basquete), 77 pontos. Caso a Fefesp tropece em uma ou outra competição (judô ou society), lhe restará torcer a favor da Educação Física Unifesp.

No feminino, definidas as modalidades de tênis de mesa, karatê, natação, xadrez e voleibol, a Fefesp tem uma vantagem de 5,5 pontos diante da Medicina Santos (31 a 26,5) e de 11 para com a Educação Física Unifesp (31 a 20).

A briga seria boa, não fosse o fato de a Fefesp estar nas finais de handebol (contra a Medicina Santos) e futsal (diante da Fefis), além de figurar como semifinalista do basquete, fase na qual enfrentará a Medicina Unimes (ganhando, pega a EF Unifesp). Assim, as chances de conquista do hexacampeonato só bastante consideráveis. Um matemático diria que da ordem de 90 a 95%.

NOVOS CAMPEÕES – Na noite de terça-feira (17), os 28º. Jogos da UNISANTA apontaram mais três campeões: no xadrez, no confronto das surpreendentes Fefesp e Medicina Unimes – elas deixaram para trás as favoritas Engenharia UNISANTA e Med Santos, respectivamente -, deu Medicina Unimes por 3 a 1.

As finais de voleibol, porém, não houve chance para as zebras ou qualquer outro animal exótico. No feminino, a Fefis bateu a Educação Física Unifesp por 2 a 0, com parciais de 25 a 20 e 25 a 15: já no masculino, a Medicina Santos bateu a Engenharia por um duplo 25 a 20.

Os 28º. Jogos da UNISANTA terminam nesta sexta-feira (20), com as finais de basquete, handebol e futsal masculino, no Ginásio Poliesportivo da UNISANTA.