A segurança dos atletas e demais envolvidos na disputa tem prioridade máxima para a realização da primeira etapa da mais importante competição de águas abertas do País, a II Travessia Renata Câmara Agondi, temporada 2006/2007, marcada para 23 de setembro (sábado), a partir das 10 horas, com largada e chegada na Praia do Praia do Boqueirão, em Santos, na distância de 1.500 metros.

Como a expectativa em torno da participação de mais de 1500 competidores, de todas as idade e categorias, além é claro dos integrantes da elite da natação de águas abertas do País, a Comissão Organizadora, a exemplo do ocorrido na primeira edição da travessia, na temporada 2005/2006, colocará em prática os mais modernos recursos e mecanismo de segurança aplicados às disputas do gênero, como garante o diretor técnico Enio Faria.

“Os procedimentos adotados na vez passada não só nos permitiram oferecer o máximo de tranqüilidade a todos os envolvidos, como serviram de parâmetros para adoção de medidas regulamentadoras por parte dos organismos aglutinadores,como a CBDA”, afirma o dirigente. ”Agora, queremos que todos se sintam no mar, como em uma piscina. Assim, vamos poder transformar a etapa em um grande espetáculo e, principalmente em uma autêntica festa da natação santista e brasileira”.

No respaldo aos atletas e demais envolvidos, a organização conta com apoio de caiaques, barcos de pequeno e médio porte, ambulâncias UTI, unidades de atendimento do Corpo de Bombeiros e Marinha; atendimento médico e fisioterápico, além de um staff de mais de 150 pessoas, devidamente treinadas e com experiência em provas do gênero. “Nem mesmo provas como a tradicional Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro, contam com o aparato do que dispomos”, destaca Faria.

Ele enfatiza ainda que, além de reverenciar a memória de Renata Agondi, grande expoente da natação de piscina e principalmente de águas abertas, a intenção da Comissão é a de resgatar o envolvimento da população com as travessias em mar aberto, disputas que marcaram época nos anos 40 e 50, na Cidade de Santos .

Ao contrário do que ocorreu em sua primeira edição, quando as etapas tinham uma efetiva ligação, com uma qualificando para outra, desta vez, a Travessia Renata Câmara Agondi, terá três etapas distintas, sendo que apenas as duas últimas, válidas pelos circuitos estadual e nacional (segunda) e mundial (terceira), terão distâncias mais longas (10 Km).

“Comparativamente com a primeira etapa do ano passado reduzimos o percurso para apenas 1.500 metros, pois sentimos que muitos nadadores queriam participar para homenagear a Renata e ficavam receosos devido a considerável distância. A garantia de total segurança estabelecida para a competição, tanto para os atletas, quanto para os demais envolvidos, permitem que nadadores em todos os níveis participem”, destaca o presidente da Comissão Organizadora, Marcelo Teixeira.

A largada desta primeira etapa será dada defronte à barraca de Praia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), armada à Rua da Paz, junto ao Canal 3, com chegada na faixa do mar da Rua Oswaldo Cruz, entre as avenidas Conselheiro Nébias e Siqueira Campos.

As inscrições podem ser feitas tanto individualmente como por equipe. Podem participar clubes (filiados ou não à Federação Aquática Paulista), academias, empresas, associações, sindicatos, estabelecimentos de ensino, unidades militares. Também pode haver composição de mais de uma equipe, desde que esteja devidamente amparada pelas normas e regras da modalidade, como também uma entidade estar associada a patrocinadores, desde que esses, reconhecidamente, não desenvolvam também a prática de natação. Os atletas serão divididos por categoria, a partir da petiz (11 e 12 anos), estendendo-se até a master T (a partir de 75 anos). Militares competem em categoria à parte.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Esportes da UNISANTA, à Rua Oswaldo Cruz, nº. 277, Boqueirão, em Santos. Informações pelo telefone (13) 3202.7126. Inscrições on-line: www.ativo.com. Site: www.unisanta.br/travessia .

As mesmas devem ser encaminhadas em modelo de súmula padrão, devidamente preenchida e acompanhada de autorização médica, para o local de inscrição ou também via fax (13) 32345297, com comprovante de depósito bancário a favor de Santa Cecília Esportes S/C Ltda. – Banco Itaú – Agência 2217 – C/C 03514-2. Inscrições via on-line deverão apresentar a autorização médica no dia da prova, durante a retirada dos kits.

Elas têm de ser feitas até às 16 horas do dia 6 de setembro, observando-se que até o dia 25 de agosto, será cobrado o valor reduzido de R$ 25,00. De 28 de agosto a 6 de setembro, será cobrado o valor integral de R$ 35,00. Atletas militares estão isentos do pagamento, desde que participem na categoria militar.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I – Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros e 2º Batalhão de Infantaria Leve. A organização é da Presença Eventos. Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista