O programa de inclusão social no bairro do Saboó, firmado entre a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e o Santos Futebol Clube já começa a dar seus primeiros passos. A parceria foi oficializada na segunda-feira (07/08), no CT de Treinamento Meninos da Vila, da agremiação santista. Desde então, vêm sendo feitas gestões junto à comunidade, no sentido de que sejam definidas as maneiras de encaminhamento das crianças a serem atendidas.

O Programa, denominado Espaço Social e Esportivo, envolve a participação de professores e alunos das faculdades de Educação Física e Esporte (FEFESP), Fisioterapia e Odontologia da UNISANTA, tendo como objetivo difundir o paradigma da educação pelo esporte, promovendo atividades esportivas e educacionais com as crianças do Saboó nos espaços disponíveis do CT Meninos da Vila.

De acordo com o diretor da Fefesp/UNISANTA, responsável pela coordenação pedagógica do projeto, professor João Carlos Teixeira de Barros, as quatro primeiras turmas de 50 crianças cada, nas faixas de sete e oito anos e nove e dez anos, deverão iniciar suas atividades, entre a última semana de agosto e a primeira de setembro.

“Inicialmente, vamos trabalhar com essas 200 crianças, desenvolvendo exercícios de caráter educacional e desenvolvimento motor, as segundas e quartas, no horário das 14 às 17 horas. Ao mesmo tempo, alunos e professores de Fisioterapia e Odontologia estarão dando orientações de procedimentos profiláticos e fazendo um acompanhamento da evolução das crianças diante do nosso trabalho”.

Para participar, a criança deverá pertencer à comunidade do Saboó, estar matriculada em uma escola e ter sua presença regular comprovada, além de estar cadastrada na sociedade de melhoramentos do bairro.

Além disso, a criança deverá também apresentar um termo de autorização dos responsáveis e ainda um atestado médico liberando-a para a prática de esportes. A ação dos alunos da UNISANTA é coordenada pelo professor da Fefesp, José Luiz Gonçalves Oca.

PARCERIA – A assinatura da parceria com o Santos, cuja cerimônia contou com a participação do prefeito municipal João Paulo Tavares Papa, da magnífica reitora da Universidade, professora-doutora Silvia Teixeira Penteado, da diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC), professora-doutora Lucia Teixeira Furlani e do presidente do Santos FC e pró-reiotor da UNISANTA. Dr. Marcelo Teixeira, entre outras autoridades, incluiu ainda outro convênio, beneficiando as categorias de base do Santos FC.

Denominado Ação de Formação Sócio Educacional, esse outro convênio permite aos garotos, que atuam nos times de base, um acompanhamento por parte de uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA, como complemento do trabalho já executado pelo fisioterapeuta oficial da equipe, algo inédito tanto no esporte brasileiro quanto no meio acadêmico.

De segunda a sexta-feira, 90 alunos do 5º ano de Fisioterapia, divididos em cinco grupos de 18, se alternarão no atendimento e no acompanhamento das atividades. A parceria irá atingir todos os times das categorias de base, do Sub-12 (Mirim) ao Sub-20 (Júnior).

O grupo do dia será sempre supervisionado por um professor (que também revezará com outros três). “Iremos desenvolver uma série de programas preventivos às lesões e também estaremos colaborando no tratamento das contusões”, explica o diretor da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA, Ivan Cheida.

O presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, destacou a dupla importância do projeto para o clube e a instituição de ensino. “A integração com a comunidade do bairro permite uma identificação maior com as pessoas e, alem disso, tenho certeza que deste Programa Meninos do Saboó ainda sairá um Menino da Vila”, disse.