A segunda edição da maior e mais importante competição de águas abertas do Brasil, a Travessia Renata Câmara Agondi, foi oficialmente lançada na manhã desta quarta-feira (02/08), em cerimônia realizada no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Nesta nova temporada, a disputa ganha status de competição internacional, passando a fazer parte do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, com dotação de US$ 10 mil.

Essa competição, que reverencia um dos maiores nomes da natação brasileira, passa a fazer parte do programa de provas dos campeonatos estadual e nacional de águas abertas além de abrir, em sua terceira etapa, o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da Federação Internacional de Natação (FINA), com a participação dos melhores atletas do planeta.

O presidente da Comissão Organizadora, Dr. Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da UNISANTA, destacou não só a importância do evento no âmbito esportivo, como ainda ressaltou sua significância no tocante a valorização da Cidade de Santos como um todo. “Com a efetiva colaboração de pessoas e entidades de enorme expressão no município e região, a Travessia Renata Câmara Agondi permite uma projeção mundial, com ganhos quantitativos e qualitativos”.

O chanceler da UNISANTA, Dr. Milton Teixeira, a reitora da Universidade, professora-doutora Silvia Teixeira Penteado, e a presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC), professora-doutora Lúcia Teixeira Furlani, também enfatizaram o papel da prova dentro de um processo de valorização da Cidade e Região, ressaltando ainda seus aspectos educacionais, de valorização do individuo como um todo e de importância para o estabelecimento de um mundo mais pacífico e harmonioso.

Ao lado de toda a Família Teixeira, também tomaram parte da cerimônia o secretario Municipal de Esportes, Lidney Castro, representando o prefeito João Paulo Tavares Papa; o campeão olímpico de judô e presidente da Fundação Pro-Esportes de Santos, Rogério Sampaio, o diretor-superintendente do Sistema A Tribuna de Comunicação, Roberto Clemente Santini; o capitão de corveta Marcelo Ruas, representando a Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; o delegado regional de natação Peter Bydlowsky, representando o presidente da Federação Aquática Paulista, Miguel Carlos Cagnoni; o supervisor do Sisteam Santa Cecília de Rádio e TV Educativas, jornalista Antônio Marques Fidalgo.

Presentes ainda os pais de Renata Câmara Agondi, Raul e Lucrecia Agondi, e o irmão Roberto Agondi; o diretor técnico da Travessia, professor Enio Faria; o editor-chefe de A Tribuna, Márcio Calves; o diretor comercial de A Tribuna, Márcio Delfim; diretores, coordenadores, professores e alunos de cursos mantidos pela UNISANTA, técnicos, atletas e dirigentes da natação, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Semes e CET.

A competição é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I – Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros e 2º Batalhão de Infantaria Leve. A organização é da Presença Eventos. Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista

A Travessia Renata Câmara Agondi chega a sua segunda temporada (2006/2007) mais enxuta, com três ao invés de quatro etapas, como da vez anterior. Em termos de importância, porém, essa, que já era considerada a maior competição em águas abertas do Brasil, ganha uma dimensão ainda mais significativa.

Sua primeira etapa, marcada para 23 de setembro deste ano, a partir das 9 horas, na Praia do Boqueirão, defronte à Av. Cons. Nébias, junto ao Posto 5 em Santos, deve reunir o dobro de participantes em relação à primeira edição, com cerca de 1500 nadadores buscando as primeiras posições em uma distância de 1500 metros, demarcados na Baía de Santos.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Esportes UNISANTA, à Rua Lobo Viana, nº 67, Boqueirão, em Santos. Maiores informações pelo telefone (13) 3202.7126. Inscrições on-line: www.ativo.com. Site: www.unisanta.br/travessia.

A segunda etapa, válida para os campeonatos paulista e brasileiro, além de servir de seletiva para a primeira etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, está marcada para o dia 7 de outubro de 2006, às 9 horas, com largada da Praia do Boqueirão, defronte à Av. Cons. Nébias, junto ao Posto 5, em Santos, nas distâncias de 5 e 10 KM.

Já a terceira etapa, válida para o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, com premiação de US$ 10 mil, será realizada no dia da Cidade de Santos, em 26 de janeiro de 2007, a partir das 9 horas, novamente com largada na Praia do Boqueirão, defronte à Avenida Conselheiro Nébias, junto ao Posto 5, em Santos. Desta etapa participarão apenas os 20 melhores atletas do Ranking Internacional e os 10 melhores classificados na 2ª etapa da Travessia Renata Câmara Agondi, independente da categoria, na distância de 10 KM.