Depois de vibrar com a notícia de que a II Travessia Renata Câmara Agondi ter assumido o status de competição internacional, o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, assegurou que, mais uma vez, a disputa contará com total apoio da municipalidade. “Desde de já coloco todo aparato das Secretarias de Esporte (Semes), Turismo (Setur) e CET no que for necessário à realização do evento”, afirmou na tarde desta quarta-feira (02/08), em seu gabinete, ao receber a visita dos integrantes da Comissão Organizadora da prova e de representantes da Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros, além do pai de Renata Agondi, Raul Agondi.

O prefeito aproveitou a presença também do secretario de Esportes do Município, Lidney Castro, e do presidente da Fundação Pro-Esporte de Santos (Fupes), Rogério Sampaio, para orientá-los mo sentido de que dêem o máximo, de modo a tornar a Travessia Renata Câmara Agondi em uma competição de vulto ainda maior.

Papa garantiu ao presidente da Comissão Organizadora da prova, Dr. Marcelo Teixeira, que se empenhará pessoalmente no apoio. “Vou inclusive solicitar à Marinha que envie a Santos, quanto da terceira e mais importante etapa da competição, em 26 de janeiro do próximo ano, Dia do Aniversário da Cidade, a fragata Cisne Branco, para que tenhamos um toque todo especial nesta grande festa”.

Diante da exposição pormenorizada de Marcelo Teixeira sobre o que representará para a Cidade contar com uma etapa que abre o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, o prefeito exultou a possibilidade de atrair para Santos os olhares da comunidade mundial. “O esporte anda de braços dados com o turismo, e Santos, como exemplo de uma cidade com vocação tanto para o turismo quanto para o esporte só tem a ganhar com disputa de tamanha magnitude”.

A segunda edição da maior e mais importante competição de águas abertas do Brasil, a Travessia Renata Câmara Agondi, ganha status de competição internacional, passando a fazer parte do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, com dotação de US$ 10 mil.

Essa competição, que reverencia um dos maiores nomes da natação brasileira, passa a fazer parte do programa de provas dos campeonatos estadual e nacional de águas abertas além de abrir, em sua terceira etapa, o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da Federação Internacional de Natação (FINA), com a participação dos melhores atletas do planeta.

O presidente da Comissão Organizadora, Dr. Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da UNISANTA, destacou não só a importância do evento no âmbito esportivo, como ainda ressaltou sua significância no tocante a valorização da Cidade de Santos como um todo. “Com a efetiva colaboração de pessoas e entidades de enorme expressão no município e região, a Travessia Renata Câmara Agondi permite uma projeção mundial, com ganhos quantitativos e qualitativos”.

A competição é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I – Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros e 2º Batalhão de Infantaria Leve. A organização é da Presença Eventos. Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista

A Travessia Renata Câmara Agondi chega a sua segunda temporada (2006/2007) mais enxuta, com três ao invés de quatro etapas, como da vez anterior. Em termos de importância, porém, essa, que já era considerada a maior competição em águas abertas do Brasil, ganha uma dimensão ainda mais significativa.

Sua primeira etapa, marcada para 23 de setembro deste ano, a partir das 9 horas, na Praia do Boqueirão, defronte à Av. Cons. Nébias, junto ao Posto 5 em Santos, deve reunir o dobro de participantes em relação à primeira edição, com cerca de 1500 nadadores buscando as primeiras posições em uma distância de 1500 metros, demarcados na Baía de Santos.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Esportes UNISANTA, à Rua Lobo Viana, nº 67, Boqueirão, em Santos. Maiores informações pelo telefone (13) 3202.7126. Inscrições on-line: www.ativo.com. Site: www.unisanta.br/travessia.

A segunda etapa, válida para os campeonatos paulista e brasileiro, além de servir de seletiva para a primeira etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, está marcada para o dia 7 de outubro de 2006, às 9 horas, com largada da Praia do Boqueirão, defronte à Av. Cons. Nébias, junto ao Posto 5, em Santos, nas distâncias de 5 e 10 KM.

Já a terceira etapa, válida para o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, com premiação de US$ 10 mil, será realizada no dia da Cidade de Santos, em 26 de janeiro de 2007, a partir das 9 horas, novamente com largada na Praia do Boqueirão, defronte à Avenida Conselheiro Nébias, junto ao Posto 5, em Santos. Desta etapa participarão apenas os 20 melhores atletas do Ranking Internacional e os 10 melhores classificados na 2ª etapa da Travessia Renata Câmara Agondi, independente da categoria, na distância de 10 KM.