Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras em águas abertas do mundo, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi abre o caminho para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007 e Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Nadadores como Luiz Lima, vencedor de duas das três etapas já realizadas, incluindo a de 10 KM (distância olímpica), e Monick Avelino Perez, também ganhadora da etapa de 10 KM, reúnem chances de representar o Brasil nas provas de águas abertas das duas principais competições do calendário internacional.

O Projeto, que faz parte dos calendários das atividades esportivas desenvolvidas no Município e no Estado, compreende quatro etapas. Na primeira, disputada na distância de 3,6 KM, entre o Boqueirão e a Ponta da Praia, na Baía de Santos, Luiz Lima e Monique Ferreira, ambos da UNISANTA foram os vencedores.

Na segunda, disputada entre o Ilha Porchat Clube, em São Vicente, e a Ponta da Praia, em Santos, com a distâncoia de 6.7 KM, Juan Pereyra e Monique Ferreira, ambos da UNISANTA., terminaram em primeiro lugar.

Já na terceira, com largada da Praia do Coronel, em Praia Grande, e chegada na Ponta da Praia, em Santos, com 10 KM (a primeira prova no País a ser disputada na distância olímpica, após a homologação da prova pelo Comitê Olímpico Internacional, COI, e Organização Desportiva Pan-Americana, Odepa), novamente Luiz Lima venceu. No feminino, a vitória foi de Monick Avelino Perez, também da UNISANTA.

Agora, com a quarta etapa, disputada novamente a partir de Praia Grande e chegada na Ponta da Praia, mais com a distância inédita para região de 20 KM no mar, os sete competidores envolvidos, todos figurando entre os grandes nomes da natação brasileira e sul-americana, buscam encontrar um lugar entre aqueles que poderão vir a representar o Brasil no Pan e nos Jogos Olímpicos.