Ao contrário dos demais competidores, Juan Martin Pereyra, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), não objetiva apenas completar os 20 KM da quarta e última etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, a maior competição em águas abertas do Brasil, marcada para o feriado desta quinta-feira (26), Dia do Aniversário da Cidade de Santos, a partir das 9 horas. “Não encaro o resultado final como uma mera conseqüência. É preciso entrar com a determinação de se buscar o melhor, e o melhor é sempre o primeiro lugar”.

Vencedor da segunda etapa, de 6,7 KM, segundo na terceira, de 10KM, e terceiro na primeira, de 3,6 KM, Juan, argentino de nascimento, que atua no Brasil pela sétima temporada consecutiva, sendo as três últimas pela UNISANTA, acredita que o segredo para a vitória está em saber administrar o fator psicológico.

“Realizei longos treinamentos em águas abertas e constatei que, a partir da terceira hora de prova, tudo começa a ficar incrivelmente estressante. Até os óculos atrapalham. Assim, torna-se preciso manter a calma, além de ampliar-se o controle da mente, de modo a suprir as carências impostas pelo desgaste físico”.

Além de Juan Pereyra, também participam do desafio Thiago Tognozzi, Israel Peressim Murat e Monick Avelino Perez, os três da UNISANTA; Glauco Rangel, do Paulistano; Raul Porto Andrade Júnior, da Aquatic Baroni, e José Belarmino Souza Filho, da Unimonte.

O Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença Eventos Esportivos e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação. Além do desafio dos 20 KM, que encerram a primeira edição da maior competição em águas abertas do Brasil, serão disputadas simultaneamente a IX Travessia José Ricardo Carvalho de Oliveira e a inédita I Copa Cidade de Santos de Pólo-Aquático no Mar, envolvendo equipes da Cidade, Capital e Interior.

ESTRATÉGIA – Ao lado do amigo, companheiro de equipe e dublê de técnico, Ricardo Kojima, Juan garante ter estabelecido uma estratégia de ação para a prova de quinta-feira. E, ao mesmo tempo em que admite possíveis alterações em decorrência de imprevisto de última hora, omite os detalhes. Pelo menos até o término da competição. “Depois eu poderei falar sobre isso”, brinca.

Mas ouvindo-se atentamente suas ponderações, pode-se concluir que não existem segredos. “Ao longo da prova, meu técnico (Kojima) definirá as correções de percurso que terei de fazer, mas todo o resto ficará por minha conta”, destaca.

Juan, que completa 26 anos no dia 10 de agosto, diz que começou a nadar por iniciativa dos pais e seguindo os passos da irmã mais velha, Maria Del Pilar, recordista sul-americana do estilo borboleta nos anos 90 e atleta olímpica em Atlanta (1996) e Sidney (2000).

“Comecei nadar aos cinco anos, em um grande clube argentino, mas ao contra’rio do que ocorre com muitos nadadores de meu país, jamais participei de uma prova em águas abertas na Argentina, onde elas chegam a ser uma tradição. Treinei muitas vezes em rio, mas foi só”, afirma. “Hoje, dedico-me ocasionalmente a uma ou outra prova de águas abertas, como é o caso do Projeto, mas não tenho a intenção, pelo menos de imediato de migrar das piscinas”.

DOTAÇÃO – Para essa quarta etapa, está definida uma bolsa de R$ 11.100,00, assim rateada: primeiro colocado, R$ 4.000,00; segundo, R$ 2.500,00; terceiro, R$ 1.5000,00; quarto, R$ 800,00; quinto, R$ 700,00; sexto; R$ 500,00; sétimo, R$ 400,00, e oitavo, R$ 300,00. A representante feminina receberá ainda uma bonificação de R$ 500,00. O prêmio em dinheiro só será pago em caso de o atleta completar o percurso. O mesmo diz respeito à bonificação.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Patrocínio – Banco Itaú, Life Fitness, Prefeitura Municipal de Praia Grande e Engeplus. Apoio – Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Bandeirante Emergências Médica (BEM), Energil Bebidas Energéticas e Estrada Transportes, 2o. Batalhão de Infantaria Leve e 2o. Grupo de Artilharia Antiaérea (2o. GAAAe)