A presença de alguns dos maiores nomes da natação brasileira, como Monique Ferreira, Monick Avelino Perez, Lucas Salatta e Nicholas Santos, pré-relacionados para os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de janeiro, deu um tempero todo especial ao Torneio Absoluto de Natação, desenvolvido na manhã deste sábado (12), na piscina de 50 metros do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da UNISANTA.

Com a finalidade de aferir treinamento e buscando uma melhor preparação para os Campeonatos Paulista e Brasileiro das categorias júnior e sênior, nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e do Esporte Clube Pinheiros, travaram um duelo de enorme qualidade.

“O objetivo aqui não é o de chegar em primeiro, mas de aquilatar o nível do treinamento”, destaca o técnico Márcio Latuf, da UNISANTA e da Comissão Técnica Permanente da Seleção Brasileira. “Os resultados foram excelentes e vamos ter a chance de repetir a dose, na próxima semana, no EC Pinheiros, quando retribuiremos a visita”, completa.
“Esse tipo de disputa ajuda a preencher uma lacuna, permitindo que técnicos e nadadores possam fazer uma estimativa mais exata de suas reais condições, buscando um melhor aproveitamento, em competições de alto nível, principalmente o Brasileiro do final de anão”, afirma Peter Bydlowisk, titular da 7a. Delegacia Regional da Federação Aquática Paulista, árbitro geral e coordenador técnico do Torneio Absoluto de Natação.

No total, foram disputadas 34 provas nas distâncias de 50 a 1500 metros, nos quatro estilos, sem a preocupação de contagem de pontos. Os tempos foram cronometrados pela equipe de arbitragem da 7a. Delegacia da FAP.
O Campeonato Paulista, que serve de índice para o Sul-Americano de 2006, está marcado para o período de 1o a 4 de dezembro, na Capital, enquanto o Campeonato Brasileiro, última etapa para obtenção de índices para o Mundial de Shangai, na China, também em 2006, será realizado, em Santos, no Clube Internacional de Regatas, de 14 a 18 do mesmo mês.
No próximo dia 19 (sábado), UNISANTA e Pinheiros estarão competindo na piscina de seis raias da agremiação da Capital, no II Torneio Absoluto ECP de Natação, que também serve de preparação para as competições de dezembro

ESTUDANTIL – A UNISANTA/Colégio Santa Cecília venceu o 8o. Campeonato Estudantil Petiz a Júnior, competição realizada na piscina do Clube de Regatas Santista, na Ponta da Praia, em Santos. A equipe campeã venceu nas categorias petiz, infantil e júnior, além de ficar com o título absoluto. No total, foram obtidas 37 medalhas, sendo 19 de ouro, 11 de prata e sete de bronze, além de três dobradinhas (primeiro e segundo lugares em uma única prova). Sob o comando da professora Rosa do Carmo José, a UNISANTA/Colégio Santa Cecília reuniu em sua equipe vários de seus principais atletas, como Amanda Armelau, campeã sul-americana juvenil; Carine Souza, Bárbara Lopes Almeida, Alice Maria Augusto, Renato Sakai Cid e Thiago Peruque, entre outros.