Termina nesta sexta-feira (15/09) o prazo final para inscrições à primeira etapa da II maior e mais importante competição de águas abertas do Brasil, a II Travessia Renata Câmara Agondi, marcada para o próximo dia 23 (sábado), com largada a partir das 10 horas, na Praia do Boqueirão, em Santos. A prova será desenvolvida em raia demarcada na Baía de Santos, na distância de 1,5 km.

“Comparativamente com a primeira etapa do ano passado reduzimos o percurso para apenas 1,5 km, pois sentimos que muitos nadadores queriam participar para homenagear a Renata e ficavam receosos devido a considerável distância (3,5 km). A garantia de total segurança estabelecida para a competição, tanto para os atletas, quanto para os demais envolvidos, permite que nadadores em todos os níveis participem”, destaca o presidente da Comissão Organizadora, Marcelo Teixeira.

Para essa etapa, a Comissão Técnica colocará em prática os mais modernos recursos e mecanismo de segurança aplicados às disputas do gênero, como garante o diretor técnico Enio Faria: “Os procedimentos adotados na vez passada não só nos permitiram oferecer o máximo de tranqüilidade a todos os envolvidos, como serviram de parâmetros para adoção de medidas regulamentadoras por parte dos organismos aglutinadores,como a CBDA”, afirma o dirigente. ”Agora, queremos que todos se sintam no mar, como em uma piscina. Assim, vamos poder transformar a etapa em um grande espetáculo e, principalmente em uma autêntica festa da natação santista e brasileira”.

No respaldo aos atletas e demais envolvidos, a organização conta com apoio de caiaques, barcos de pequeno e médio porte, ambulâncias UTI, unidades de atendimento do Corpo de Bombeiros e Marinha; atendimento médico e fisioterápico, além de um staff de mais de 150 pessoas, devidamente treinadas e com experiência em provas do gênero. “Nem mesmo provas como a tradicional Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro, contam com o aparato do que dispomos”, destaca Faria.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Esportes da UNISANTA, à Rua Oswaldo Cruz, nº 277, Boqueirão, em Santos. As inscrições têm uma taxa de R$ 35,00. Atletas militares estão isentos do pagamento, desde que participem na categoria militar. Mais informações pelo telefone (13) 3202-7126. Inscrições on-line podem ser feitas pelos sites www.unisanta.br/travessia (da prova) ou www.ativo.com.

As inscrições têm de ser encaminhadas em modelo de súmula padrão, devidamente preenchida e acompanhada de autorização médica, para o local de inscrição ou também via fax (13) 3234-5297, com comprovante de depósito bancário em favor da Santa Cecília Esportes S/C Ltda. — Banco Itaú — Agência 2217 — C/C 03514-2.

Em sua segunda edição, a Travessia Renata Agondi terá três etapas, sendo que a terceira e última, marcada para 26 de janeiro de 2007, abrirá o circuito mundial de águas abertas, envolvendo, entre outros, os 20 melhores nadadores do mundo.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros e 2º Batalhão de Infantaria Leve. A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.