A seleção brasileira feminina de tênis de mesa, liderada por Ligia Silva, aluna da Faculdade de Educação Física e Esportes (Fefesp), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), está fora da luta por medalhas no torneio por equipes dos XV Jogos Pan-americanos. Na tarde desta segunda-feira (23), o time verde e amarelo caiu nas quartas-de-final, diante de Cuba, por 3 a 1. Agora, a chance de medalhas para as meninas do Brasil será somente na competição individual.

As brasileiras iniciaram bem a sua participação nas quartas-de-final. Lígia Silva, principal mesa-tenista do país, venceu a cubana Dayana Ferrer por 3 sets a 1, com parciais de 11/6, 13/11, 9/11 e 11/5. Depois, Mariany Nonaka duelou com Anisleyvis Bereau e não conseguiu repetir o bom resultado da compatriota. A brasileira começou vencendo os dois primeiros sets, mas depois cedeu a virada: 11/7, 11/8, 11/13, 7/11, 8/11. Com a vitória, as cubanas empataram o confronto em 1 a 1.

Cuba conseguiu o desempate na disputa de duplas, com triunfo de Glendy Gonzalez e Anisleyvis Berea diante de Mariany Nonaka e Karin Sako. A partida foi bastante equilibrada, mas as caribenhas conseguiram a conquista no quinto e decisivo set, parciais de 11/8, 7/11, 11/5, 7/11, 11/7.

Com 2 a 1 no placar, Cuba foi tranqüila para o último duelo. Lígia Silva precisava vencer Glendy Gonzalez para forçar a quinta partida. No entanto, a brasileira não realizou um bom jogo e perdeu por 3 sets a 0. As caribenhas encaram os Estados Unidos na semifinal da disputa por equipes.